ASN GO
Compartilhe

Transformar Juntos teve exposição do trabalho realizado no Território Empreendedor Nordeste Goiano

Gerência Regional apresentou caso de sucesso no evento do Sebrae Nacional que aconteceu em Brasília
Por Adrianne Vitoreli, de Brasília
ASN GO
Compartilhe
Painel mostrou soluções em diversos locais, com apresentação do que está sendo conquistado com o Território Empreendedor Nordeste Goiano (Fotos Adrianne Vitoreli)

O gerente da Regional Entorno do DF/Nordeste do Sebrae Goiás, Cléber Chagas, participou do painel “Construindo Futuros Sustentáveis: como Fomentar Territórios com Responsabilidade”, durante o evento Transformar Juntos, realizado em Brasília pelo Sebrae Nacional e que reuniu representantes das 27 Unidades da Federação de 09 a 11/07. Ele apresentou o trabalho que está sendo realizado no Território Empreendedor Nordeste Goiano. Cléber definiu a região como inspiradora pela forte identidade, ancestralidade, diversidade cultural e pelas belezas naturais, todos temas trabalhados fortemente pelo Projeto LIDER e agora pelo Programa Território Empreendedor.

O Nordeste Goiano é composto por 21 municípios e envolve três microrregiões de planejamento do estado, que são a Chapada dos Veadeiros, o Vão do Paranã e o Entorno do DF, que participa com um município (Vila Boa) que tem características muito similares à realidade do território. Cléber destacou como algumas riquezas desse território a agricultura familiar, a religiosidade, as tradições, a produção artesanal e o turismo com uma natureza abundante com cachoeiras, trilhas e cavernas.

Na região estão localizados o Parque Estadual de Terra Ronca, entre os municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, que abriga um dos maiores complexos de cavernas do país, com quase 300 já catalogadas, e a Chapada dos Veadeiros, um dos sete Patrimônios Naturais da Unesco. A região é uma das sete do país consideradas Reserva da Biosfera. Como a região possui também agricultura familiar, e aos poucos a agricultura de grande porte tem se instalado às margens dos parques, para o gerente Cléber, é mais um motivo para se trabalhar a pauta da sustentabilidade.

Como em qualquer região, o Nordeste Goiano possui muitos desafios, como baixa densidade econômica e populacional, a região tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. Os 21 municípios respondem por 11% do território goiano, 3% da população e apenas 2% de dinamização empresarial. “A infraestrutura, a logística, a energia elétrica, a internet e a própria geografia também impactam para o desenvolvimento da região”, contou o gerente. Como exemplo, ele citou que para sair de determinada cidade para outra, às vezes é preciso entrar no estado da Bahia ou passar pelo Tocantins para conseguir chegar ao destino.

O gerente regional Cléber Chagas explicou como está sendo feito o programa e a importância da união dos atores do território

Mas, segundo ele, o Sebrae Goiás considera os desafios também como oportunidades, como de implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas. Ainda de acordo com o Cléber, a instituição tem desenvolvido um trabalho como agente de desenvolvimento, que começou com a metodologia LIDER e que passou a ser Territórios Empreendedores. “Acredito que esse é um movimento que pode transformar nosso país de fato, e temos sucesso na implementação do programa na região”, afirmou. Lá foi criado o Pacto para o Desenvolvimento do Nordeste Goiano. que tem como visão de futuro ser referência nacional reconhecido pelo ecoturismo e pelos sistemas produtivo, sustentável e inclusivo.

O gerente do Sebrae ressalta que está no DNA do Território Nordeste Goiano a sustentabilidade, e a missão é mobilizar e articular pessoas pelo desenvolvimento sustentável e integrado, e como valores a cooperação regional, o comprometimento e a inovação. Para alcançar esse patamar de desenvolvimento, Cléber cita quatro eixos: a produção de alimentos, o turismo, a infraestrutura e o empreendedorismo. “Todos esses pilares baseados na sustentabilidade de forma transversal. Acreditamos que é possível alinhar desenvolvimento socioeconômico, geração de renda, melhoria da qualidade de vida das pessoas, manutenção das tradições culturais e sustentabilidade. Nossas ações têm esses objetivos principais”, ressaltou.

Decisões do território

O gerente regional destacou que as decisões das iniciativas e práticas a serem adotadas são das lideranças que representam a região, e o Sebrae trabalha no planejamento e execução, juntamente com os parceiros, sejam eles públicos ou privados. “A decisão não é nossa. O importante é fazer sentido para o território”, explicou. Entre as ações que estão implementadas na região estão a educação ambiental, turismo sustentável, estudo sobre resíduos sólidos, saneamento básico e planejamento territorial.

Com apoio do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae, três cartilhas foram construídas com as comunidades – Turismo Sustentável, Gestão de Resíduos Sólidos e Eventos Sustentáveis – e estão disponíveis para download (veja no fim deste texto). Esses conteúdos são trabalhados nas escolas, principalmente dos municípios que ficam no entorno dos parques. A impressão dessas cartilhas será feita com apoio do governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semad), do ICMBio, juntamente com a governança territorial, e do Sebrae Goiás.

Conheça as cartilhas:

Turismo Sustentável

https://lojavirtual.sebraego.com.br/loja/biblioteca-digital/10378-ebook-praticas-sustentaveis-em-turismo

Gestão de Resíduos Sólidos

https://lojavirtual.sebraego.com.br/loja/biblioteca-digital/10377-ebook-como-fazer-o-descarte-correto-de-residuos

Eventos Sustentáveis

https://lojavirtual.sebraego.com.br/loja/biblioteca-digital/10376-ebook-boas-praticas-para-realizacao-de-eventos-sustentaveis

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Brasília
  • Nordeste Goiano
  • Projeto LIDER
  • Regional Entorno do DF/Nordeste
  • território empreendedor
  • Transformar Juntos