ASN GO Atualização
Compartilhe

Trabalho conjunto em Goiás entre Sebrae e Sistema Faeg/Senar é referência para outros estados

Parceria entre as instituições tem chamado a atenção; representantes de Sergipe e Mato Grosso estiveram na sede do Sebrae Goiás para entender de perto a atuação conjunta
Por Leydiane Alves, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Juntos: representantes dos Sebrae de Goiás, Mato Grosso e Sergipe, Senar de Goiás e de Sergipe e Polo Sebrae Agro (Fotos Silvio Simões)

Em Goiás, a parceria entre o Sebrae e o Sistema Faeg/Senar é de grande destaque. O trabalho conjunto das duas instituições virou referência para alguns estados. Com o Interleite 2024 sendo realizado na capital goiana, caravanas de diversos estados passaram pelo evento durante os dias 14 e 15 de agosto e algumas aproveitaram a oportunidade para conhecer de perto como funciona o trabalho entre Sebrae e Senar em Goiás.

Representantes do Sebrae e Senar de Sergipe e do Sebrae Mato Grosso visitaram a sede do Sebrae Goiás, na última quinta-feira (15), para entender melhor a parceria. Valéria Pires, que é analista técnica e coordenadora de agronegócios do Sebrae Mato Grosso, conta que as duas instituições de Goiás são reconhecidas fora do estado pelo trabalho produtivo e colaborativo que realizam. “Isso é algo que gostaríamos de replicar em nosso estado”, conta ela.

Segundo Valéria, a visita também teve o objetivo de entender como funciona a metodologia do programa Juntos pelo Agro. “Queremos construir nossa estratégia local. O convênio de cooperação técnica que vimos também traz resultados, e seria interessante adaptar essas estratégias para o Mato Grosso”, explicou Valéria.

A analista do Sebrae Sergipe Luciana Oliveira também comentou a importância da visita e o objetivo do encontro. “Viemos observar o modelo que está sendo executado pelo Sebrae Goiás, em conjunto com o Senar Goiás, para atender os produtores, e levar essa experiência para o nosso estado, adaptando à nossa realidade. A ideia é sempre entregar a melhor solução ao produtor”, afirma.

Ela reforçou que o objetivo é unir forças para construir uma solução que transforme e traga resultados sustentáveis para cada propriedade acompanhada. “O que vi aqui em Goiás pode ser replicado em Sergipe com alguns ajustes, considerando o tamanho e a realidade do estado”, destacou Luciana.

Representando o Senar Sergipe, Taynã Barbosa enfatizou que a reunião foi uma oportunidade de encontrar soluções para levar tecnologia e inovação aos produtores rurais de seu estado. “Acredito que a parceria entre Sebrae e Senar nos permite trabalhar com nossas expertises de forma complementar”, pontuou.

Programa Juntos pelo Agro

Encontro serviu como benchmarking para levar experiência de Goiás para outros estados

A coordenadora técnica de ATeG do Senar Goiás, Karla Teixeira, também destacou o trabalho das duas casas durante a reunião. De acordo com ela, a parceria já é antiga e atua em várias frentes no agronegócio. “Com o programa Juntos pelo Agro estamos trabalhando em cooperação técnica com o Senar, Sebrae e CNA, como piloto nas cadeias do leite, apicultura, piscicultura e fruticultura”, explicou.

Ela destacou também o motivo de as duas instituições terem unido os esforços na execução do programa. “Enxergamos que o Juntos Pelo Agro traria benefícios tanto para o Sebrae quanto para o Senar, além de promover uma evolução para o produtor rural. E deu muito certo”, destacou.

O Juntos pelo Agro é uma iniciativa nacional liderada pelo Sebrae e Sistema CNA/Senar, com uma atenção inicial voltada para quatro estados, incluindo Goiás. O piloto do foi lançado nos estados de Goiás, Paraíba, Tocantins e Bahia, com um foco inicial para aproximadamente 400 propriedades de leite em Goiás.

Ao final do primeiro ciclo do ATeG, o Sebrae entrará no processo, auxiliando na estruturação do plano de ação para o segundo ciclo. Este envolvimento promete tornar o planejamento mais efetivo, integrando soluções do Sebrae e potencializando o impacto positivo nos indicadores econômicos dos produtores rurais.

Florizânia Rodrigues de Souza, analista técnica do Núcleo Rural do Sebrae Goiás, explicou que a comitiva dos dois estados pôde conhecer de perto toda a metodologia do programa e também os outros trabalhos já feitos em parceria. “O objetivo é o pessoal dos dois estados replicar as ações em suas regiões”, lembrou. O coordenador do Polo Sebrae Agro, Douglas Paranahyba, também participou do encontro.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

No Polo Sebrae Agro: Agência Entremeios Comunicação / Leydiane Alves – (62) 9540-6111

Acesse aqui o Polo Sebrae Agro.

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • encontro
  • Goiânia
  • Interleite
  • Juntos Pelo Agro
  • Mato Grosso
  • Polo Sebrae Agro
  • Regional Central
  • Sebrae
  • Senar
  • Sergipe