O encontro de encerramento do Comitê Mulher da Sicredi do biênio 2023/24, na noite de sexta-feira (22), em Cristalina, selou o sucesso da iniciativa voltada ao fortalecimento da mulher empreendedora, com execução técnica do Sebrae Goiás. Além da entrega de certificados às participantes, também foi anunciada a continuidade da ação, com a instituição do Comitê Legado, em 2025. O bate-papo final com as participantes foi realizado pela empresária e consultora do Sebrae Marlene Mendes, que abordou o tema “Legado e Empreendedorismo com Propósito”.
Em sua palestra, Marlene Mendes, que é produtora rural, especialista em Marketing e em Docência para a Educação, além de bacharel em Administração de Empresas, consultora e instrutora Sebrae e diretora na Mendes e Freire Consultoria, apresentou alguns conceitos e assinalou exemplos de mulheres que contribuíram com seus legados.
“Nós vivemos num momento muito especial da ascensão feminina, porque a mulher já conquistou muito espaço no mercado de trabalho e na sociedade, mas ainda há muito o que conquistar”, lembrou.
Além disso, Marlene destacou que diante de cerca de 30 milhões de empreendedores, 10% são mulheres. Contudo, em termos de renda, as mulheres ainda ganham, em média, 20%, o que significa valores de até 40% menos que os homens. “Quando se trata de cargos de liderança, as mulheres ocupam muito menos ainda. Porém, temos que celebrar porque muitas conquistas já foram feitas”. A consultora exemplificou que antigamente espaços que eram ocupados apenas por homens, hoje já têm mulheres presentes, como na aeronáutica, na medicina, na engenharia civil. “Além de tantas outras áreas em que nós mulheres damos um show mesmo, de trabalho e de empreendedorismo”, complementou.
Avaliação positiva e projetos futuros
O gerente da Regional Entorno do DF/ Nordeste do Sebrae Goiás, Cléber Chagas, celebrou os ganhos oferecidos pelo programa às participantes, como responsável por ampliar o aspecto empresarial de cada uma delas. “Nós percebemos a evolução das membras enquanto empreendedoras e o quanto essa parceria entre o Sebrae e a Sicredi, que acabou se tornando referência, contribuiu para o desenvolvimento delas”, assinalou.
Cléber avaliou o resultado do programa. “A gente encerra realmente com a sensação de dever cumprido e de uma excelente entrega, de um excelente legado que a gente deixa para essas membras e para a sociedade como um todo”, concluiu.
Carmo Inacio Hatwig Spies, presidente da Sicredi Planalto Central, destacou a relevância do trabalho realizado em parceria com o Sebrae desde 2023. “Queremos incluir as mulheres cada vez mais no cooperativismo. Nós acreditamos que por meio do Comitê Mulher a gente cumpre pelo menos uma parte desse trabalho que a gente pretende fazer”, afirmou.
Para Cheila Cristina Girardello, diretora Executiva da Sicredi Planalto Central, alcançar a etapa final do Comitê Mulher é uma conquista significativa e uma grande honra. “Nós idealizamos todo esse processo pensando no desenvolvimento, no empoderamento feminino e no quanto essas mulheres fazem a diferença nas comunidades em que elas estão”, ressaltou.
A gerente do programa Comitê Mulher da Sicredi, Amanda Wolschick, comemorou o sucesso da jornada promovida pela instituição. “O objetivo é o desenvolvimento das empreendedoras e de seus negócios. A partir disso, que elas apoiem o desenvolvimento das suas comunidades, gerando novos empregos e conhecimento para os seus colaboradores”, assinalou.
Por sua vez, Léia Bastos, membra do Conselho de Administração da Sicredi Planalto Central, ressaltou a relevância do Comitê Mulher por se tratar de uma preocupação do cooperativismo com a igualdade, inclusão de gênero e empoderamento feminino. Ela também reiterou que em vários momentos as empreendedoras podem contar com o apoio do Sebrae. Além disso, durante a solenidade foi nomeada oficialmente como integrante da Sister Society Brasil, que é uma espécie de Comitê Mulher em nível nacional e dialoga com uma rede de mulheres vinculada à Global Women’s Leadership Network (GWLN), representando cooperativas de crédito em todo o mundo.
Carla Borre, consultora de Desenvolvimento do Cooperativismo na Central Sicredi Brasil Central, após anunciar a continuidade do Comitê Mulher, por meio da realização do Comitê Legado, em 2025, explicou que as atuais membras terão oportunidade de serem mentoras das próximas participantes da iniciativa.
Diferencial
As empresárias Vanessa Leandro Gonçalves e Beatriz Firmino dos Santos são uníssonas ao ressaltar a diferença que o Comitê Mulher fez na sua jornada empreendedora. Para Vanessa, que atua no ramo de calçados, foi fundamental para a sua empresa tanto a gestão pessoal quanto a financeira. “Foi um divisor de águas. Tudo que eu aprendi, eu aplico hoje na minha empresa”, disse. “A atuação do Sebrae junto ao Comitê Mulher foi fundamental, porque todas as palestras levadas até nós foram ensinamentos que a gente pode colocar no dia a dia, realmente em prática”, afirmou.
Já Beatriz, empreendedora com o estúdio de unhas Bia Militão Nails, reconheceu que o Sebrae e o Comitê Mulher abraçaram a causa das empreendedoras, que crescem e aprendem. “Eu pude evoluir bastante com os conhecimentos produtivos. Minha empresa cresceu bastante”, disse.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn