A vocação empreendedora de Goiás nunca foi segredo. Mas é no fortalecimento das cidades como protagonistas do desenvolvimento que o estado encontra, hoje, um novo caminho para consolidar sua economia de forma descentralizada, eficiente e sustentável.
Goiás vem se destacando ao estruturar uma política de apoio ao empreendedorismo baseada em planejamento, parceria e resultados. A atuação do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, implementado em dezenas de municípios goianos, mostra que, quando há gestão estratégica e cooperação entre esferas públicas, o impacto chega rapidamente à ponta. E quem sente primeiro é o pequeno empreendedor.
Na simplificação, por exemplo, Goiás já colhe frutos. Em parceria com o governo estadual, foi implantado um processo de licenciamento facilitado, que resultou na formalização de mais de 100 mil empresas em pouco mais de um ano. A experiência agora chama atenção internacional: uma comitiva de Angola visitou o estado para conhecer a política, com agendas em Aparecida de Goiânia e Trindade.
E a inovação vai além da tecnologia, buscando encontrar soluções práticas para desafios públicos crônicos. O projeto Cidades Inteligentes, por exemplo, hoje em fase piloto em oito municípios goianos, representa uma aposta na modernização das gestões, com foco em dados, conectividade, eficiência e qualidade de vida.
Outro eixo estratégico é a educação empreendedora, que já alcança milhares de jovens da rede pública. Ao disseminar desde cedo a cultura do empreendedorismo, as cidades formam cidadãos mais preparados para o mundo do trabalho e para a construção de seus próprios caminhos. E igualmente importantes são as Salas do Empreendedor, que, em parceria com os municípios, promovem atendimentos a quem já empreende ou pretende empreender.
Diante de todo esse contexto, a realização da primeira edição do Transformar Juntos Goiás, nos dias 10 e 11/07, foi um marco simbólico e prático desse novo tempo, buscando potencializar o Cidade Empreendedora e o empreendedorismo em todos os 246 municípios goianos e seus distritos. O evento, organizado pelo Sebrae Goiás em parceria com governo estadual, gestões municipais, Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM), Associação Goiana de Municípios (AGM) e Federação Goiana de Municípios (FGM), reuniu centenas de representantes públicos – entre prefeitos, secretários, vereadores e agentes de desenvolvimento – com o objetivo comum de transformar a gestão pública em aliada real do ambiente de negócios.
O Transformar Juntos conectou temas essenciais para qualquer gestão comprometida com o desenvolvimento local: desburocratização, inovação, educação empreendedora e compras públicas. Esses eixos são interligados e formam a base de um ecossistema de empreendedorismo territorialmente forte e socialmente relevante.
O protagonismo municipal nunca foi tão necessário. Em um Brasil marcado por desigualdades regionais, são as cidades que conhecem de perto os problemas e, portanto, devem ser fortalecidas para promover melhorias – justamente o que o Transformar Juntos procurou potencializar.

