
Na quinta-feira (11), a Caravana Empreender com Você 2025 movimentou a cidade de Palmeiras de Goiás, na Região Metropolitana, a 84 km de Goiânia. O dia foi marcado por muitas atividades como atendimentos dos consultores do Sebrae e de parceiros, além da realização de palestras.
A inauguração da Sala do Empreendedor, na sede da Prefeitura Municipal, também foi um dos pontos altos da programação. Para encerrar as ações, o palestrante motivacional João Carlos Costa, o João Saci, deu uma aula sobre força, resiliência e vontade de vencer.
O evento teve espaço na praça São Sebastião, onde a Unidade Móvel de Atendimento do Sebrae foi palco de palestras, e na parte externa, com os atendimentos, workshops e consultorias da instituição e de parceiros como Cotec, UEG e Senar, nos auditórios da prefeitura e da Faculdade Integrada de Palmeiras de Goiás (FAI).

A abertura do evento, no período da manhã, reuniu, além do público interessado nos atendimentos, autoridades do Executivo e Legislativo municipais, e representantes das instituições parceiras.
Gerente da Regional Metropolitana, Marcelo Moura comemorou o saldo positivo. “Foi um sucesso total, superou a expectativa em termos de público. Tivemos palestras e atendimentos de consultoria tivemos a palestra-show com o João Saci, que é uma história de vida, de superação, que fechou com chave de ouro a primeira Caravana Empreender com Você de 2025 da Regional”, afirmou.

Para Marcelo, as caravanas são uma excelente iniciativa para alcançar o público nos municípios, com a proposta de atendimento em praça pública. “Foi uma excelente ideia da diretoria para alcançar o micro e o pequeno empreendedor. O Sebrae convida parceiros e leva a unidade móvel e faz os atendimentos”, explicou.
Neste mês de setembro, ainda serão realizadas mais duas caravanas na Regional. Dia 16/09 será em Nerópolis, e de 19 a 21/09, em Bela Vista de Goiás.
Espaço para empreender

Para o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho, Marcos Roberto de Souza, a inauguração da Sala do Empreendedor no município e a oportunidade de receber a caravana são um marco no progresso de Palmeiras. “Fizemos um diagnóstico e identificamos que 56% dos CNPJs ativos aqui da cidade são de microempreendedores individuais. A gente buscou essa parceria junto com o Sebrae para atender esse público que até então estava desassistido pelo poder público porque não havia convênio com a instituição”, informou.
“Para nós, receber a caravana é um privilégio. Nossa cidade é promissora, com o comércio forte, e tinha uma carência dessa atenção a esse público, e hoje nós estamos aí com essa parceria firmada e atendendo esse pessoal para que a gente possa valorizar, fortalecer o empreendedor no nosso município”, reiterou o secretário.

Lorena Ferreira, gerente Acadêmica da FAI, avaliou a importância da parceria e da oportunidade de contribuir com o desenvolvimento do município. “Hoje foi um dia ímpar para o microempreendedor e para a comunidade em geral”, afirmou. Isontino Gonçalves Vilela, presidente da CDL de Palmeiras, também salientou a importância da caravana para a cidade. O “Sebrae é o nosso guia, porque ele nos orienta, forma e prepara”, disse.
A massoterapeuta Andressa Morais Oliveira, do Studio Lit Estética Corporal, foi a primeira a ser atendida na Sala do Empreendedor. Para ela, regularizar o CNPJ representa a possibilidade de obter benefícios para a aquisição dos equipamentos para o estúdio de massagem. Além disso, é uma oportunidade para começar a empreender do jeito certo com as orientações do Sebrae.
“Cheguei aqui, já tirei todas as minhas dúvidas. Foi muito rápido e de uma forma gratuita. Agora é só trabalhar bastante, investir, crescer e ficar conhecida na cidade”, disse após participar das palestras da caravana.

Para Sueide Maria de Jesus, dona do Lanchinho da Sueide, situado na saída para Paraúna, a abertura do MEI vai facilitar os negócios e aumentar as possibilidades de ganho nas compras. “Hoje compro pouco e pago mais caro, mas com o CNPJ vou poder comprar no atacado, com preço melhor e prazo maior. Isso vai aumentar meu lucro e me permitir oferecer mais produtos no meu lanchinho, que já recebe clientes de perto e de longe. Para mim, é uma porta que Deus abriu, porque quero sempre trabalhar de forma correta”, salientou.
O agente de desenvolvimento Thiago Gomes, responsável pela Sala do Empreendedor, conta o que a inauguração do espaço representa para os empreendedores e para o município. “É muito importante para o crescimento da cidade, com várias parcerias, inclusive do Sebrae, que tem dado total suporte”, afirmou.

Thiago assinalou ainda que, muitas pessoas ainda não tinham conhecimento sobre o MEI e seus benefícios. “Agora terão orientação gratuita. Só hoje já conseguimos formalizar três novos MEIs. Essa era uma demanda antiga da população, e agora a sala vem para facilitar, apoiar e impulsionar o desenvolvimento local”, comemorou.
Impulso nos negócios
Com foco em melhorar a performance dos pequenos negócios, a Caravana Empreender com Você promoveu cinco palestras. “Como Atrair, Conquistar e Manter Clientes” foi o tema de Diogo Bernardo, e Leandro Garibaldi focou no Marketing Digital.

“Falamos sobre estratégias para atrair, conquistar e fidelizar clientes, mostrando cases como Coca-Cola, Apple e KFC. A principal dica é entender o cliente, ouvir suas necessidades e oferecer soluções que realmente façam diferença. O Sebrae pode apoiar com consultorias, cursos e ferramentas, como o Fidelize Mini, que ajuda a fidelizar de forma prática pelo WhatsApp, substituindo os antigos cartões de carimbo”, disse Diogo.
Já Leandro destacou a importância do marketing digital e das redes sociais para os empreendedores. “O mercado mudou, o comportamento do consumidor também, e é essencial falar a linguagem do seu público-alvo. Para isso, é preciso criar uma persona, entender quem é o seu cliente e em quais redes sociais ele está”, orientou.

Leandro exemplificou ainda que no caso de turismo religioso, o Facebook pode ser mais eficiente. “Porque concentra um público mais maduro”, apontou. “Mas isso não significa abandonar o analógico. Um outdoor na estrada ainda pode ter grande impacto, dependendo do negócio”, disse.
Para o palestrante, outro ponto importante é o networking. “Ele também pode ser feito nas redes sociais: registrar presença em eventos, marcar pessoas de referência, associar sua imagem a nomes respeitados do setor. Afinal, quem é visto é lembrado, e hoje estar presente nas redes sociais é fundamental para construir autoridade e fortalecer sua marca”, concluiu.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
