
O Brasil, hoje, é um dos maiores players globais na produção de alimentos. De toda a soja exportada no mundo, 60% é brasileira. O país já produz alimentos para alimentar 1 bilhão de pessoas no mundo afora, que significa um Brasil, uma Europa, duas Argentinas e vários países pequenos. Com esses dados, o coordenador do Polo Sebrae Agro, Douglas Paranahyba Abreu, apontou a importância do evento Agro MKT Summit 2025 que começou nesta quarta (15) e se encerra quinta-feira (16), no Teatro Sesi, em Goiânia.
No dia 15, Douglas participou da abertura do evento como representante do diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, e apontou dados sobre a amplitude do agro para o Brasil e a importância de divulgar essas informações. “Temos uma matriz energética em que 50% da sua fonte é não poluente. Desses 50%, 60% são provenientes do agro. O agro financiou com energia o crescimento da economia brasileira e também se autofinanciando nesse processo. E, fora isso, temos várias técnicas de integração lavoura-pecuária e floresta, temos agricultura regenerativa, bioinsumos, irrigação, muitas coisas ainda desenvolvidas e para serem feitas em todo o território nacional. A pergunta é: o consumidor final sabe disso? O mundo sabe disso? Quem está formulando leis e influenciando políticas públicas sabe disso? Acredito que é papel da comunicação e do marketing levar toda essa informação. Por esse motivo, mais uma vez destaco a importância de um evento como o Agro Marketing Summit 2025”, disse.

O presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), responsável pela realização do evento, Ricardo Nicodemos, também destacou a importância das parcerias e de divulgar as conquistas do agro. “Precisamos combater narrativas equivocadas do agronegócio e promover uma comunicação eficaz, tanto para os produtores quanto para a sociedade em geral. A associação, por meio de iniciativas como essa, eleva o nível de conhecimento dos profissionais e melhora a comunicação do setor. E a parceria do Sebrae com a ABMRA nessa terceira edição é muito positiva. O Sebrae oferece expertise para o desenvolvimento de pequenos empreendedores, e a ABMRA facilita a comunicação desses empreendedores. Juntos, esperamos construir projetos de sucesso”, disse.
O primeiro palestrante do dia e um dos organizadores do evento, Francis Barros, com o tema “O Futuro chegou no agro, e agora?”. Francis abordou sobre as mudanças no setor nos últimos anos, mas destacou que mesmo com as mudanças as pessoas precisam entender que nenhuma tecnologia será capaz de substituir o homem. “Tecnologia é tudo que você usa que não é animal para resolver o problema da gente. Ela vai continuar acelerando, só que agora com muito mais agilidade. Só tem um detalhe, ela é falha, mas o coração e a mente do ser humano não vão falhar. A tecnologia está ganhando espaço, mas não será capaz de substituir o ser humano”, afirmou. Autor do livro “Marketing do Chapéu”, Francis Barros abordou também como a tecnologia vem otimizar o trabalho do ser humano e como ela influencia a vida de um produtor dentro e fora das porteiras.

O gerente da Unidade de Comunicação, Marketing e Eventos (UCME) do Sebrae Goiás, Ivan Lucas, foi outro palestrante do dia com o tema “Marketing de precisão no agro de hoje”. De forma didática e descontraída, mostrou para o público a necessidade de o empreendedor do agro mostrar seu diferencial para se destacar nas mídias. “O mercado rural já utiliza tecnologias de precisão, mas frequentemente usa comunicação genérica. O empreendedor rural precisa entender a relevância da construção de marca no agronegócio, gerando resultados a longo prazo em termos de faturamento e presença no mercado. A marca e agregação de valor são cruciais para o sucesso de pequenos negócios. Um exemplo é a Nespresso”, afirmou, lembrando que o Sebrae atua para apoiar esses negócios, tanto no campo quanto na cidade, através de programas como Juntos Pelo Agro, Sebrae em Campo e o Polo Sebrae Agro. “Inclusive no Polo Sebrae Agro somos referência nacional na discussão do agronegócio e energia”, finalizou.
O gerente Ivan Lucas falou sobre questões essenciais, como a construção e valorização da marca (Foto Divino Batista)
O Agro MKT Summit 2025 é o maior Congresso da América Latina sobre marketing, comunicação, venda e inovação do agronegócio. O evento é um palco de ideias e estratégias para os empresários, agências, distribuidores e líderes que querem acelerar resultados no agro com as ferramentas do marketing digital. Essa é a terceira edição da iniciativa e traz discussões como Marketing 5.0, Inteligência Artificial, Vendas 5.0, comportamento do consumidor agro e estratégias de marketing. São mais de 40 profissionais do Brasil, Argentina, Paraguai e Espanha que participam como palestrantes e debatedores sobre esses temas no palco do Teatro Sesi. Networking, painéis e palestras compõem a programação dessa edição.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
