ASN GO
Compartilhe

Operadoras de turismo goianas registram saldo positivo nas negociações durante ABAV 2025

Sebrae Goiás selecionou cinco empresas para participar de Rodadas de Negócios
Por Izabela Carvalho, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Agências goianas fizeram conexões de negócios com outras agências e operadores nacionais (Fotos Divulgação)

Empresas goianas que comercializam rotas turísticas e participaram da ABAV Expo 2025, no Rio Centro, Rio de Janeiro, fazem balanço positivo dos resultados. No evento, apoiado pelo Sebrae Nacional, que ocorreu entre os dias 8 e 10, o Sebrae Goiás selecionou cinco empresas para participar de Rodadas de Negócios e estarem presentes no estande representando o estado, em parceria com a Goiás Turismo.

Gestora de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho contou que durante o evento, as agências goianas fizeram diversas conexões de negócios com outras agências, com grandes operadoras nacionais, que vendem tanto para o mercado nacional quanto para o mercado internacional.

Segundo Priscila, a estimativa é de que as agências, conforme os retornos dos empresários, tenham fechado negócios com pelo menos mais cinco agências. “Nós estamos falando de uma prospecção de um volume bastante interessante de conexão de Goiás com mercado nacional e internacional, com pelo menos mais 30 empresas que vendem mercado B2B. Fora o mercado B2C, que são as pessoas que visitam a ABAV para entender as tendências, os novos produtos”, disse.

Priscila detalhou que durante o evento foram lançadas duas rotas, de forma oficial: a Rota Viva Veadeiros, neste mercado nacional apresentada como a primeira rota de turismo de bem-estar do Brasil, e a Rota Goiânia Gastronômica.

No lançamento da Rota Viva Veadeiros foi apresentada uma experiência turística de imersão, de bem-estar. “Ela fez muito sentido e sucesso. Gerou até fila”, comemorou. Já na Rota Goiana Gastronômica o pit dog foi levado como uma experiência gastronômica. Com uma equipe comandada pela chef goiana Patrícia Garcia. “Foi outra ação de ativação da rota, com muito sucesso, e que teve muita procura das pessoas na feira. Roubamos a cena!”, comemorou.

Areda Alves Marcorio, da Elas Aventura, compartilhou que a participação na ABAV foi uma experiência incrível com muitas conexões. “Foi a nossa primeira vez nessa feira, muito importante para o setor turístico. E ainda mais especial foi o apoio que o Sebrae nos deu, desde a preparação inicial, em dois dias de atendimento com uma especialista do Sebrae. Ela nos preparou, sobre tudo o que o mercado iria exigir dessas agências, dos nossos roteiros”, contou.

Rotas turísticas de Goiás foram apresentadas no evento

Segundo Areda, a preparação inicial foi fundamental para as rodadas de negócio e apresentação dos destinos da forma correta. “Essa feira realmente trouxe uma importância gigantesca para o nosso negócio, principalmente nesse momento que a gente está procurando escalar nossa agenda. É uma possibilidade de negócios internacionais, de receber turistas e também com esse roteiro que já está aí todo preparado, todo formatado pelo Sebrae”, disse.

Representando a Rota dos Pirineus, Queijos e Vinhos de Goiás, uma das nossas especialidades da agência, Areda explicou que já elabora e executa atividades dentro da rota, com apresentação dos roteiros e empreendimentos. “Estamos com uma perspectiva excelente para 2026, já estamos com as tratativas com os contatos dos DMC, que são agências de captação de destinos, que fizemos durante a feira”, informou.

Para Areda, tais tratativas representam a perspectiva de triplicação do faturamento. “Vamos abrir essa frente, além daquilo que nós já fazemos, e operamos, com esse setor diretamente ligado aos DMC, justamente para promover nossos destinos. Com certeza o apoio do Sebrae tem sido fundamental para o desenvolvimento e integração dos nossos negócios”, destacou.

Para Sizernandes Rodrigues, da agência Cocal Eco Trip, a ABAV é uma feira muito importante no país e a participação foi muito proveitosa. “Conseguimos captar muitas parcerias, principalmente com multinacionais e operadoras que integram roteirização turística nacional e internacional. As rodadas de negócios são bem pertinentes para apresentar os roteiros turísticos e os produtos já formatados”, avaliou.

Para Sizernandes, “o Sebrae é um braço muito importante para empresas como a nossa, que desenvolvem produtos turísticos em suas regiões. E, nos levou para mais uma edição dessa feira, na qual conseguimos diversos contatos e parcerias para fomentar os nossos produtos de experiências, principalmente nas rotas turísticas do estado de Goiás”, comemorou.

Dono de uma agência receptiva da região da Serra dos Pirineus, onde está situada a Rota dos Pirineus, Queijos e Vinhos de Goiás, Sizernandes explicou que, apesar de ainda ser uma rota jovem, “em processo de lapidação, já desperta muito interesse. É um produto autêntico, com grande potencial, embora ainda precise de mais divulgação e melhor formatação”, analisou.

Entre outros resultados positivos, Sizernandes citou como exemplo bem sucedido, a parceria com a BeFly, uma das organizadoras das roteirizações integradas para o evento GP de Moto 2026, no mês de março, em Goiânia. “Além disso, colocamos nossos produtos em consolidadoras para venda a grandes operadoras, como a CVC e outras multinacionais, ampliando nossa presença no mercado. No espaço B2C, fizemos contatos diretos com guias de turismo e agências que promovem o turismo nacionalmente, buscando parcerias para levar visitantes a Goiás e à nossa região”, celebrou.

Por fim, Cizernandes resumiu os resultados. “Foi uma missão muito boa. Participamos das rodadas de negócios, captamos novas oportunidades e ainda pudemos orientar outras empresas que participaram pela primeira vez, ajudando-as na formatação de produtos e no entendimento do que o mercado B2B procura”, ressaltou.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789

Acesse aqui o site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Rota Goiânia Gastronômica
  • Rota Viva Veadeiros
  • Turismo