A 1ª edição da Paradinha da Inovação reuniu, na tarde de terça-feira 10, no Senai HUB, em Goiânia, representantes do ecossistema goiano para debater tendências e oportunidades para negócios inovadores. A iniciativa marcou um movimento conjunto entre instituições que atuam diretamente no fortalecimento da inovação em Goiás, como Sebrae, Senai, Hub Goiás e demais parceiros estratégicos.
Um dos destaques da programação foi a apresentação do gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Goiás, Francisco Lima Júnior, que trouxe ao público as principais diretrizes do Caderno de Tendências 2026, com foco no comportamento do consumidor e nos caminhos estratégicos para startups e pequenos negócios.

“Esse evento que acontece agora de forma itinerante, reúne vários atores do ecossistema de inovação, com o objetivo de conectar startups às oportunidades existentes, tanto em termos de mercado quanto de acesso a recursos e programas institucionais”, assinalou Francisco.
Entre as iniciativas destacadas durante o evento está o Capital Empreendedor, programa do Sebrae que aproxima startups do mercado de investimentos. “Ele é específico para aproximar startups desse mundo de investimento. A proposta inclui trilha de capacitação e preparação estratégica para que empreendedores compreendam as dinâmicas de captação de recursos e tomem decisões seguras em fases críticas de crescimento”, informou gerente da Unidade de Gestão Estratégica.
Para o gerente de Tecnologia e Inovação do Senai Goiás, Rolando Vargas, a integração é fundamental para ampliar resultados. “O hub é uma conexão, então os hubs de Goiás têm que estar o mais conectados possível”, destacou. Rolando destacou ainda que cada ambiente possui especializações distintas, sejam voltadas ao agro ou à indústria, mas que a atuação em rede potencializa soluções. “O hub do Senai é especializado na área da indústria, porque o Senai nasceu para atender a indústria. Todos os projetos, editais e eventos que nós organizamos tem como foco atender a indústria e fazer as conexões com os outros hubs”, assinalou

E ainda ressaltou a atuação estratégica na captação de recursos e na criação de editais inéditos, como o Senai-Sebrae de Inovação para micro e pequenas indústrias, iniciativa que já avança para novas etapas e desperta interesse nacional.
A gerente de Inovação do Hub Goiás, Karol Fernandes, enfatizou que a Paradinha da Inovação nasce com o propósito de fortalecer conexões, difundir e conectar as pessoas, iniciativas e oportunidades que podem ser transformadoras. ”Hoje é a primeira edição da Paradinha da Inovação, que é um movimento do ecossistema de inovação de Goiás. A proposta é tornar o encontro itinerante, promovendo integração entre diferentes ambientes ao longo do ano”, disse.

Karol reforçou ainda que muitas ações estratégicas desenvolvidas no Estado são pouco conhecidas pelos empreendedores, e que o evento surge justamente para concentrar informações e gerar conexões rápidas e efetivas. “O ecossistema só fortalece em rede”, afirmou.
Iniciativa relevante
O gestor de contas da Umixx Ads, Paulo Fernandes, participou do evento e destacou a relevância da iniciativa para startups e empresas que buscam atualização constante. “Participar de eventos como a Paradinha da Inovação é muito importante porque gera insights e foi o que foi muito falado hoje que é pensar no futuro.”

Ele ressaltou também o valor do apoio institucional. “É importante o Sebrae apoiar esse tipo de evento, mostra a grandeza do evento e a importância das empresas poderem participar cada vez mais de eventos assim”, complementou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
