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Representante comercial usa experiência no ramo do agronegócio e abre própria empresa

Para alavancar as vendas e se atualizar no mercado, empresário teve apoio do Sebrae Goiás
Por Jéssica Torres, de Goiânia
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André Fonseca, dono da Peniel – Água para Gado e Irrigação (Foto Arquivo Pessoal / Divulgação)

A atualização para o mercado é necessária para qualquer área de trabalho, principalmente para quem empreende. Foi o caso do André Fonseca, da Peniel – Água para Gado e Irrigação Eireli. Ele conta que tudo começou em 2013, enquanto ainda morava em Palmas (TO), depois de sair de uma sociedade.

“Nessa época prestava um atendimento com bom nível técnico nas vendas de materiais para sistemas de irrigação. Estava com aproximadamente 12 anos de mercado, já tinha um bom networking, então fui convidado por duas indústrias para ser representante comercial delas em Tocantins”, lembra. Apesar do início ter a única motivação de trabalhar com representação comercial, o empresário sabia que poderia explorar melhor o mercado. Por isso, após cinco anos dedicados exclusivamente com representação técnica, André passou a trabalhar como “Pessoa Jurídica” na gestão de uma das indústrias que era representante e depois de três anos se mudou para Goiânia, para ficar próximo da sede da empresa.

Mas durante a pandemia a indústria rescindiu o contrato de André, que ficou 100% como consultor. “O volume de consultorias cresceu muito, então ficou complicado para trabalhar dentro de casa. Foi quando decidi alugar um ponto próximo à minha residência”, explica.

Já que tinha um ponto comercial, uma empresa formalizada e todos os “caminhos” do mercado, vendeu a casa de Palmas, alterou a razão social e abriu a empresa em Goiás.  “Apliquei o dinheiro da casa em estoque, entre outros investimentos que considerei mais rentáveis do que ficar com um imóvel alugado em Palmas”, aponta.

A partir daí surgiu a Peniel Água para Gado e Irrigação Eireli. “Com a atuação 100% por conta própria, percebi que poderia explorar de maneira mais eficiente o nicho de mercado que já estava inserido”, diz. O empreendedor restringiu seu nicho de clientes exclusivamente para os projetos de distribuição de água para gado, e passou a oferecer, após a entrega dos produtos da consultoria, a venda dos tubos faturados direto dos fabricantes para os clientes”, afirma.

Os compradores são produtores rurais e André também faz a venda das “miudezas” de peças necessárias para o projeto, através de sua empresa, comprando dos fabricantes / importadores e revendendo aos clientes. De acordo com o empresário, ele prefere trabalhar com grupos menores de clientes e exclusivos, do que com muitos clientes, com custo operacional mais alto.

Mídias digitais 

No ano passado André também buscou atualizar o seu negócio. Ele conta que apesar de não ser fã das redes sociais percebeu a importância do mundo digital para a empresa. “É inegável que o mundo migrou para o digital e a cada dia mais tudo será resolvido através de canais digitais”, aponta.

Foi pensando nisso que, no segundo semestre de 2022, o empreendedor realizou uma oficina de Mídias Digitais, no Sebrae Goiás. O objetivo, segundo ele, foi buscar entender melhor como as coisas estavam funcionando atualmente. A partir daí o grande “pontapé” veio após André contratar uma consultoria através do Sebrae para a criação de um canal no Youtube e também um perfil no Instagram e no Facebook.

Dessa forma ele encontrou o caminho para divulgar seus projetos, arquivos de vídeos, e que poderiam servir de tutoriais para os clientes sanarem dúvidas. Além disso, as contas nas redes também servem como portfólio digital. André contratou ainda, a parte da consultoria, a criação de um site para seu negócio. “Lá é bem explicativo sobre como funciona meu trabalho”, destaca.

O resultado, conforme o empresário, tem sido positivo. “Está tudo funcionando atualmente. Isso representou um investimento que tive que fazer e um aumento de custo operacional, mas considero estratégicas essas ferramentas para o modelo operacional como atuo” enfatizou. A principal mudança que senti (de antes da consultoria para agora) foi a facilidade de mostrar aos meus clientes alguns procedimentos técnicos de montagem dos materiais envolvidos no projeto. Além do que agora tenho o site, que condensa nas suas abas a síntese de todo o trabalho”, compara.

“Sinto que meus objetivos estão sendo alcançados”, comemora. Ele conta que entre seus interesses com essa capacitação estavam: preparar o negócio para um patamar que despertasse interesse para outros profissionais atuarem da mesma forma e ter digitalmente, facilmente acessível o produto de seu trabalho. “Isso também trás credibilidade nas negociações junto a clientes e parceiros fornecedores, já que trato em mais de 95% dos casos, com clientes de fora do estado que resido”, pontua.

Para se ter uma ideia do avanço da empresa nos últimos meses, com a entrada no mundo digital, André conta que somente um de seus vídeos publicados no Canal do Youtube ele já teve mais de 30 mil visualizações. O resultado orgânico foi em um período de apenas 60 dias após a publicação.

Próximos passos

Segundo André, a partir de agora a ideia é multiplicar seja projetos de sucesso nos canais digitais e perpetuar no mercado trabalhando de forma lucrativa e enxuta. Além disso, o empreendedor deseja, para um futuro próximo, vender o modelo do seu negócio para profissionais liberais do nicho do agronegócio ou vender seu modelo de negócio para alguma empresa maior que possa formatar o negócio em algum tipo de franquia.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

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