Produzir mais com menos custo e buscar a competitividade, a eficiência e a sustentabilidade são alguns objetivos que os produtores rurais almejam. Para ajudar o pequeno e médio produtor a alcançar o sucesso de ponta a ponta na operação rural, o Sebrae criou o Polo Sebrae Agro. A iniciativa completou um ano em março e tem o objetivo de gerar transformação e levar soluções, inteligência e serviços para as cadeias produtivas do agronegócio.
O Sebrae reuniu a experiência de 50 anos e a concentrou em um único lugar com um propósito específico: construir as melhores soluções para transformar os pequenos negócios. “Com gestão em rede, o Polo Sebrae Agro conecta os produtores rurais com as melhores práticas do agronegócio de todo o território brasileiro”, explica o coordenador do Polo, Douglas Paranahyba.
De acordo com o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o agro brasileiro alimenta cerca de 800 milhões de pessoas e representa aproximadamente 25% do PIB brasileiro, resultado que só é possível graças a muita tecnologia e ao homem do campo. “Temos uma cadeia de produção que se desenvolveu muito ao longo desses últimos anos. Isso nos traz oportunidade de aperfeiçoarmos cada vez mais o suporte a esse público, e certamente o Sebrae tem condições de apoiar a micro e pequena empresa com o diagnóstico que fazemos”, pontua.
O diretor acrescenta ainda que o Sebrae tem a grande chance de promover a transformação e desenvolver, acima de tudo, a profissionalização do segmento da atividade rural. “O Polo Sebrae Agro tem sido fomentado com essa linha de pensamento”, afirma.
O analista técnico de Competitividade do Sebrae Nacional, Victor Rodrigues, ressalta a importância do Polo, que faz um trabalho de conexão entre soluções e produtores de todo o território brasileiro. “Dessa maneira, podemos impactar não só o pequeno empresário rural, mas também outras cadeias que estão em determinada região e que também são importantes”, conclui.
Empreendedorismo rural que inspira
Além das publicações técnicas disponibilizadas no site do Polo Sebrae Agro, também foram criados vídeos com histórias e informações para orientar ainda mais o homem do campo. O primeiro vídeo traz a história de sucesso do produtor de pecuária leiteira Marcos Borges, da Fazenda Santa Luzia, localizada em Alexânia (GO).
A parceria de Mauro com o Sebrae já é consolidada graças ao Sebraetec. Há três anos o produtor utiliza a tecnologia em sua propriedade e comemora o sucesso da produção. “O Sebraetec possibilitou levar a propriedade a outro patamar. Os técnicos do Sebrae trouxeram uma tecnologia que ajudou na evolução de genética e produtividade. Isso foi fundamental”, conta.
Outro vídeo que também já está no ar conta um pouquinho da história do produtor João Vicente, idealizador da queijaria Serra do Bálsamo. “Para produzir queijo é preciso estudar muito, principalmente queijos artesanais”, diz. João explica que é preciso seguir os padrões de qualidade e que cada queijo artesanal é único.
Segundo produtor, atualmente já são produzidos no Brasil queijos tão bons ou até mesmo melhores que os vindos da Europa. Ele acrescenta que o grande desafio da cadeia láctea é a comercialização dos produtos. “Ter alguém como o Sebrae apoiando pequenos produtores, produtores artesanais, dá um respaldo imenso. Além disso, o Sebrae consegue abrir várias portas às quais nós não temos acesso”, completa João Vicente.
> Os vídeos podem ser conferidos na íntegra no canal oficial do Sebrae Goiás.
> Além desses conteúdos, também é possível acessar as publicações técnicas do Polo Sebrae Agro pelo site: https://polosebraeagro.sebrae.com.br/.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
No Polo Sebrae Agro: Agência Entremeios Comunicação / Leydiane Alves – (62) 9540-6111
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn