Mulheres que empreendem em Goiás terão a oportunidade de participar de uma jornada única e inovadora para romper os bloqueios emocionais que limitam o crescimento de seus negócios. A Jornada Autoconexão, organizada pelo Sebrae, é um projeto-piloto inédito, que oferece autoconhecimento e ferramentas às mulheres para lidar com as pressões e desafios do dia a dia.
Dois dos encontros já foram realizados, em 17 e 24 de junho, com dinâmicas de reflexão sobre a influência da família e a busca por formas de lidar com as dores emocionais.
Os próximos três encontros vão acontecer nos dias 1º, 8 e 15 de julho, das 09h às 12h, na sede do Sebrae, no Setor Bueno, em Goiânia.
A psicóloga e psicoterapeuta Virgínia Suassuna, do Instituto Suassuna, é responsável por conduzir a jornada, abordando temas como a percepção dos estressores no empreendedorismo, o bem-estar psicológico e a avaliação da experiência. No último encontro, as empreendedoras ainda terão uma palestra com o tema “Comportamento Empreendedor” com um consultor do Sebrae.
A gestora de Empreendedorismo Feminino do Sebrae Goiás, Patrícia Santiago, explica que o objetivo da jornada é ajudar a empoderar as empreendedoras, que enfrentam desafios emocionais que afetam sua prosperidade nos negócios. Isso ocorre porque elas precisam desenvolver diversas competências, habilidades e atitudes, além do conhecimento técnico, para superar tais desafios.
“O medo de fracassar e ser julgada pelas pessoas é muito comum nas mulheres empreendedoras, que vêm tentando derrubar barreiras que as atrapalham pelo simples fato de serem mulheres. Queremos que elas se libertem de obstáculos emocionais que as impedem de alcançar o sucesso e reconhecer seu próprio merecimento”, diz a gestora.
A iniciativa surge em um momento em que o empreendedorismo feminino tem mostrado um crescimento significativo no Brasil, com mais de 10 milhões de mulheres à frente de seus próprios empreendimentos, de acordo com dados do Sebrae. Em Goiás, 39% das mulheres estão empregadas ou trabalham por conta própria, sendo que 25% são empreendedoras.
A gestora do Núcleo de Parcerias do Sebrae Goiás, Vera Lúcia de Oliveira, exalta que a jornada representa um importante passo para fortalecer o empreendedorismo feminino no estado, contribuindo para um ambiente de negócios mais inclusivo e próspero. “Mulheres conectadas com suas emoções, seus sentimentos e pensamentos com certeza terão comportamentos e atitudes empreendedoras necessárias para o desenvolvimento e resultados dos negócios. E é isso que precisamos para melhorar o desempenho social e econômico do nosso país”, avalia.
Programação
Jornada Autoconexão
Dia: 01/07
Tema: Percepção dos estressores verticais e horizontais no empreendedorismo
Objetivo: Identificar aspectos que interferem no sucesso de seu empreendedorismo, para além de questões familiares. A discussão ampliará a percepção dos mesmos e as possíveis estratégias de enfrentamento.
Horário: 09h às 12h
Onde: Sede do Sebrae Goiás – Avenida T-3, 1000 – St. Bueno, Goiânia
Dia: 08/07
Tema: Vivência do bem-estar psicológico: heteropercepção e ajustamentos criativos.
Objetivo: Cada participante terá a oportunidade de compartilhar os ajustes criativos que tem desenvolvido e novas ferramentas para lidar com os seus bloqueios emocionais.
Horário: 09h às 12h
Onde: Sede do Sebrae Goiás
15/07
Tema: Avaliação da experiência com todas as participantes!
Objetivo: Cada participante receberá impresso um questionário que deverá responder, contendo perguntas a respeito da interferência das dinâmicas vividas no enfrentamento de suas dificuldades diante dos desafios do empreendedorismo.
Horário: 09h às 12h
Onde: Sede do Sebrae Goiás – Rua T-3, 1000, Setor Bueno – Goiânia
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn