ASN GO Atualização
Compartilhe

Polo Sebrae Agro impulsiona pequenos negócios do campo

Encontro nacional está sendo realizado no Sebrae Minas, reunindo dirigentes de todo o país para avaliar resultados e traçar estratégias
Por Julio Rezende, de Belo Horizonte
ASN GO Atualização
Compartilhe

O II Encontro Nacional do Polo Sebrae Agro, que está sendo realizado em Belo Horizonte, na sede do Sebrae Minas, reuniu profissionais de todas as regiões do país. Na sua abertura, nesta quinta-feira (17), foi destacada a importância de se reunir esforços em torno de uma atuação integrada das 27 unidades da federação na busca por soluções que beneficiem os micros e pequenos empreendedores do agronegócio no Brasil. O evento se encerra nesta sexta-feira (18).

Diretores das unidades, gestores e representantes do Nacional cumpriram uma extensa agenda durante todo o primeiro dia, incluindo avaliação dos resultados do Polo, palestra, reunião, atividade técnica e o World Café com analistas com rodadas de interações.

“Essa união vai trazer o esforço de todos, de realmente não ficarmos isoladamente cada um trabalhando na sua vertente, naquele segmento específico, e o Polo Sebrae Agro tem essa proposta”, observou o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, que destacou na abertura do encontro a importância dessa descentralização. “O Polo não é do Sebrae Goiás, é de você, é do Brasil”, afirmou.

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, faltou da importância da parceria com entidades como o Senar

Os Polos Sebrae de Referência reúnem a expertise das unidades estaduais do Sistema Sebrae, gerando conhecimento e trocas de saberes em temas estratégicos para o fomento do empreendedorismo. Ao todo são 14 unidades de inteligência distribuídos pelas cinco regiões do país, divididos por setores, temas ou segmentos empresariais. O Polo Sebrae Agro é operacionalizado pelo Sebrae Goiás.

Antônio Carlos ressaltou que a expectativa é que todos sintam-se realmente envolvidos e engajados nesse processo, e que o Polo possa ser internalizado como um direcionamento de apoio, de desenvolvimento de soluções e, acima de tudo, de transformação da realidade dos produtores e das micro e pequenas empresas do país.

A importância das parcerias também foi destacada por Antonio Carlos, que citou a interação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) na busca pelo engajamento dos produtores. “Aqui uma menção especial ao ‘S’ do rural que é o Senar, com quem estamos também trabalhando na consolidação do programa ‘Juntos Pelo Agro’, proporcionando benefícios ainda maiores aos produtores rurais brasileiros”, disse.

O gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Ivan Hussni, também destacou a importância de se criar uma rede de conexões entre as unidades federativas, que é justamente o que o encontro está querendo acelerar. “A palavra-chave aqui chama-se integração. Menos Brasília e mais Brasil”, disse. Ele acredita que a união do Polo Sebrae Agro e do programa “Juntos pelo Agro”, que foi criado pelo Senar e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e está sendo reestruturado, será fundamental nessa integração do agronegócio brasileiro, principalmente para os micros e pequenos produtores.

“Nosso objetivo aqui é, através desse polo, que a gente chama de referência do agronegócio, que é o estado de Goiás, junto com outros estados, levar para o Sebrae Nacional e construir uma proposta única para o Brasil com nossos parceiros do setor de agro, que são a CNA e o Senar, para atender de forma ainda melhor a micro e pequena empresa do agronegócio”, completou o dirigente do Sebrae Nacional.

Criar juntos

Dirigentes de todo o país se reuniram em Belo Horizonte para trocar ideias e propor ações

O diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha lembrou que o Brasil é “respeitado e conhecido mundialmente”, mas isso não impede que se busquem informações “fora do Sebrae e do próprio Brasil”. Para a gerente de Agronegócio do Sebrae Minas, Priscila Lins, o Polo Sebrae Agro vai se aprimorar cada vez mais como centro “de tudo que a gente faz no agro no Brasil”. “Além dessa troca, a gente vai poder criar juntos, acho que é isso que está começando agora. Quando nos encontramos, conhecemos o que o outro está fazendo, mas temos a oportunidade de criar juntos soluções melhores para atender os nossos clientes, os produtores rurais”, afirmou.

Entre outros presentes estavam André Luiz Spinelli Schelini, diretor técnico do Sebrae MT, Eduardo Gomes de Oliveira, adjunto da Diretoria de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Douglas Cabido, diretor técnico do Sebrae Minas, e Douglas Paranahyba de Abreu, gestor do Polo Sebrae Agro.

O encerramento do II Encontro do Polo Sebrae Agro ocorrerá nesta sexta-feira (18). Na parte da manhã, serão apresentados os resultados consolidados das discussões realizadas pelos participantes nesta quinta-feira. Na parte da tarde, a partir das 14h, será realizada uma dinâmica de grupo antes da finalização do evento.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

No Polo Sebrae Agro: Agência Entremeios Comunicação / Leydiane Alves – (62) 9540-6111

Acesse aqui o Polo Sebrae Agro.

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • agro
  • Agronegócio
  • Belo Horizonte
  • encontro
  • Polo Sebrae Agro