ASN GO Atualização
Compartilhe

Histórias inspiradoras de empreendedoras marcam o segundo dia do evento ‘Delas, Mulher de Negócios’

Programação deste sábado (02) contou com três talks e participação de profissionais renomadas de diversos segmentos
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

O evento Delas, Mulher de Negócios, realizado pelo Sebrae Goiás com a parceria da Organização Jaime Câmara (OJC) reuniu um público de mais de mil pessoas neste sábado (02). O evento, que vai até domingo (03), no Shopping Cerrado, é direcionado ao empreendedorismo feminino. A programação deste sábado foi recheada de profissionais de diversos segmentos que contaram histórias de sucesso, luta e vitórias no mundo dos negócios.

No primeiro talk, com mulheres convidadas pela Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás (Facieg), tratou do tema ‘Mulheres que inspiram’ e foi mediado pela consultora em Governança Familiar Paula Simões. Uma das convidadas foi Janete Vaz, do Grupo Sabin, goiana que aos 29 anos começou um sonho com um laboratório, com três colaboradores e 40 anos depois possui mais de 7 mil colaboradores e 350 unidades do laboratório espalhados em 78 cidades de 16 estados brasileiros. Com o faturamento de R$ 1 bi, é a 11ª maior empresa do setor e a 1ª do Brasil de capital fechado fundada por uma mulher.

Outra convidada foi Márcia Queirós, dona da franquia goiana Fast Escova, um salão conceito que possui 270 unidades franqueadas, mais de 7 mil postos de trabalho gerados e se tornou a maior do setor na América Latina.

Primeiro talk, com mulheres convidadas pela Facieg, tratou do tema ‘Mulheres que inspiram’

Já no setor de cultura a participante foi Nires Luzia da Silva Soares, artista plástica, presidente da Academia Itaberina de Letras e membra sócio fundadora da Confraria Internacional de Literatura e Artes, que ensina arte para diversos alunos com necessidades especiais. No ramo do agronegócio por sua vez, a convidada foi Patrícia Kompier, que está à frente do projeto leiteiro do Grupo Kompier, que produz cerca de 30 mil litros de leite por dia, no município de Rio Verde.

De acordo com a mediadora, Paula Simões, o objetivo foi trazer para as mulheres presentes no evento toda uma história de superação, determinação e levar dicas de como vencer desafios tendo como inspiração essas mulheres que promoveram transformações por meio da atuação nos negócios e na sociedade. “Nós sempre estamos quebrando barreiras, e, é claro que estamos ainda em processo, em uma jornada, mas a cada dia estamos conquistando nosso lugar e comprovando que todas nós temos valor”, ressaltou a mediadora.

Transformando realidades

O segundo talk do dia teve como tema ‘Mulheres que transformam realidades’ Entre as convidadas estava Milena Curado, renomada artista plástica, proprietária da empresa Cabocla, que usa o poder transformador da arte e da cultura brasileira para a humanização, profissionalização e ressignificação da cidadania. Em 2008, por meio do “Projeto Cabocla – Bordando Cidadania”, capacita reeducandas (os) na Unidade Prisional da Cidade de Goiás para produção de moda artesanal. O projeto tem reconhecimento nacional e já conquistou diversas premiações.

Elaine Moura, chef de cozinha que possui a empresa Pop Corn Gourmet também fez parte da discussão. A empreendedora possui mais de 50 franqueadas e um time de colaboradores com a maior parte da liderança composta por mulheres.
Esteve presente no talk ainda, a empreendedora Elisangela Sheila Feitosa, da JJ Borrachas, vencedora nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023.

“São três mulheres de segmentos distintos, que a vida foi mudada após o empreendedorismo, mas que passaram por frustrações, desafios e conseguiram mudar a realidade dos próprios negócios”, disse Patrícia Santiago, gestora do Delas

-

“O que observamos na fala dessas mulheres é que todas erraram, caíram e agora estão lá no topo. Elas mostraram que é possível vivenciar mudanças positivas com capacitação, resiliência e fazer a diferença no que se propõem a fazer”, completou.

Já o terceiro talk abordou o tema ‘Mulheres que são plenas’, com a participação da analista técnica do Sebrae e psicóloga, Carla Ianaguivara e da biomédica e palestrante Érika Mendes, da Clinic & Academy. Elas abordaram a importância da satisfação da mulher consigo mesma, seu corpo e sexualidade e também conversaram sobre estética íntima.

Apoio e representatividade

Representante da Apex Brasil no Centro-Oeste, Cinthia Faleiros

A representante da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) no Centro-Oeste,Cinthia Faleiros, contou para o público durante o evento do segundo dia que desde 2023 a APEX tem trabalhado pelo empreendedorismo feminino, buscando fortalecer a participação de empresas lideradas por mulheres no mercado internacional. Entre as ações e soluções que a instituição tem focado para fortalecer a presença feminina, segundo Cinthia, está o Programa Mulheres do Negócio Internacional. Além disso, a organização de feiras no exterior com editais que favorecem a participação das mulheres, com subsídios, eventos exclusivos, entre outros.

A Secretária Geral da OAB Goiás, Talita Hayasaki, ministrou ainda uma palestra sobre o Protagonismo da Mulher no Mercado da Advocacia. Em Goiás, segundo Talita, 53% dos profissionais com OAB são formados por mulheres e no Brasil os números são similares. “Ou seja, as mulheres são maioria na advocacia, mas isso não se reflete nos ganhos e nas lideranças em escritórios de advocacia”, frisou. Para ela, isso está ligado a uma questão de gênero, mas que aos poucos as mulheres estão ganhando o destaque que merecem. “Nossa parceria com o Sebrae, com a Incubadora de novos escritórios, direcionados para os jovens advogados têm dado um resultado importante que é levar as advogadas para posições de liderança e não apenas como colaboradoras.”

Outro ponto destacado durante o momento foi citado pela gestora do Projeto ALI Sebrae Goiás, Nayara Santos. Ela explicou para o público a importância do ALI Produtividade e do ALI Transformação Digital, que são programas que que atendem gratuitamente os pequenos negócios por meios de agentes locais de inovação. Outro projeto apresentado foi o Boutique Solidária, pela coordenadora da iniciativa e da Ouvidoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Goiânia Maria Clara Dunck. O projeto arrecada roupas, calçados, kits de beleza e acessórios que são doados para famílias vítimas de violência de gênero.

Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 3250-2263 / 99625-2332
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • empreendedorismo feminino
  • mulher de negócios
  • Sebrae Delas