ASN GO Atualização
Compartilhe

Paixão pelos negócios leva professora a trocar sala de aula pelo empreendedorismo

Delúbia Gomes Cardoso Moreira, formada em pedagogia, sonhava em empreender e abriu loja no segmento do agronegócio juntamente com um sócio
Por Pedro Gomes, de Porangatu
ASN GO Atualização
Compartilhe

Delúbia Gomes Cardoso Moreira, formada em pedagogia, sonhava em empreender e abriu loja no segmento do agronegócio juntamente com um sócio

Empresaria Delubia Cardoso Agro Forte Racoes Comigo
A empresária Delúbia Gomes Cardoso Moreira resolveu empreender no segmento do agronegócio (Fotos Pedro Gomes)

A empresária Delúbia Gomes Cardoso Moreira, 41, formada em pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e pós-graduada pelo Centro Universitário Cenecista de Osório, exerceu por 11 anos a profissão de educadora. Mas nesse período em que ela trabalhou em sala de aula sempre alimentou o sonho de ser um dia dona do seu próprio negócio. Porém, a rotina do dia a dia acabou levando Delúbia a trilhar outros caminhos. Depois que se casou, em dezembro de 1999, o desejo pelo empreendedorismo passou a falar ainda mais forte, isso porque o esposo dela, Carlos Moreira da Silva, tinha o mesmo objetivo.

A grande oportunidade surgiu na época em que a então professora foi desligada do colégio no qual trabalhava. De mãos dadas, o casal optou por buscar um novo campo profissional para atuar. A ideia inicial era montar uma empresa de estacionamento privativo. Ela também pensou em montar uma loja de produtos ortopédicos, mas depois preferiu se pautar pela pesquisa no sentido de identificar no mercado as franquias ideais que pudessem alinhar com o seu perfil empreendedor.

Nessa fase, o Sebrae Goiás foi um grande parceiro e teve participação fundamental na análise do mercado local e também da região, já que Porangatu, onde Delúbia e o esposo se instalaram, vem se transformando, em razão da sua localização geográfica, em um polo comercial que se destaca numa macrorregião composta por aproximadamente dez cidades do norte goiano e do sul do Tocantins.

A firma foi criada em sistema de sociedade com o administrador de empresas Wilson da Costa Marinho, que já atuava no ramo de rações animais na condição de representante comercial e que já era amigo particular do esposo de Delúbia. Os planos para abertura da empresa começaram a ganham vida durante um momento de lazer, quando na ocasião o marido de Delúbia e o sócio Wilson participavam de uma pescaria.

Delúbia e Wilson proprietários da Agro Forte Rações Comigo
Delúbia com o sócio, Wilson da Costa Marinho

“No decorrer de seis meses aconteceu a fase preliminar para viabilizar abertura do negócio, sendo que nesse período sempre incentivei meu marido, tendo em vista que sempre conversávamos sobre o assunto, fazíamos contas e prognósticos do investimento, sem nos esquecermos, é claro, do conhecimento técnico invejável na área de nutrição do sócio Wilson. Enfim, a empresa surgiu da necessidade mútua dos dois investidores”, esclarece Delúbia.

Depois de muitos estudos, a empresária desistiu dos dois primeiros projetos, e o setor escolhido para investir foi o do agronegócio, no segmento de rações para animais de grande e pequeno porte. “Em razão de já ser grande conhecedora da potencialidade do segmento da indústria de rações, eu não tive dúvida, resolvi encarar o desafio e encorajei meu esposo. Como amigo do meu sócio, ele comentou com o Wilson sobre o nosso projeto, dando detalhes do que tínhamos em mente, e então convidou o administrador a fazer parte do negócio. Assim surgiu a Agro Forte Rações Comigo”, detalha a empreendedora.

Celebrada a a sociedade e investidos os recursos financeiros disponíveis, alimentados pela grande vontade de trabalhar, Delúbia e o sócio Wilson Marinho colocaram a empresa em operação. Para garantir o equilíbrio nas atividades e equidade nas ações de responsabilidades com os negócios da instituição, o parceiro ficou responsável pelos setores de compra e venda, e Delúbia se encarregou das partes financeira e administrativa.

Gestão profissional

“Na prática tudo parecia consolidado. A empresa já havia entrado em operação, tínhamos os produtos disponíveis para a venda e o comércio do agronegócio em fase de franco crescimento, conquistávamos cada vez mais clientes e consequentemente nossa visibilidade no mercado acompanhava o mesmo desempenho. Porém, era preciso fazer a gestão do negócio com muito profissionalismo e tomar as medidas assertivas, principalmente no setor financeiro. Ter certeza que estava fazendo a coisa certa era de fundamental importância para garantir a solidez do negócio e mais uma vez o Sebrae, por meio de suas consultorias, foi decisivo para nossa empresa”, afirma Delúbia.

A investidora contou que antes de usar os produtos do Sebrae chegou até a contatar uma empresa de contabilidade que presta serviços para lojas, foi apresentado a eles um projeto de consultoria financeira. Nesse momento Delúbia procurou novamente o Sebrae e, para a sua surpresa, a prestação da assessoria foi oferecida com valor subsidiado.

A loja foi instalada no mês de janeiro de 2021 em uma estrutura física de excelente localização. Delúbia e o sócio Wilson alugaram também um galpão, que é utilizado como depósito para as rações, tendo em vista a necessidade para atender à grande demanda no período de estiagem, quando as pastagens se tornam escassas em toda a região, que possui estações climáticas bastante definidas.

No início a empresa possuía um caminhão bitrem. Em razão da crescente demanda, foi preciso comprar também um outro caminhão. Como esses dois veículos não conseguem realizar atualmente o transporte de todas as mercadorias, a empresa conta com dois parceiros que auxiliam no transporte por meio da prestação de serviços. Motoboys também auxiliam nas entregas. E já existe um projeto para adquirir no início do ano que vem um caminhão bitruck.

Delúbia explicou que quando a empresa foi instalada, todo trabalho era realizado por ela e o sócio, e eles tinham apenas um funcionário para auxiliar nas tarefas mais pesadas. Atualmente a Agro Forte Rações Comigo gera oito empregos diretos, sendo seis funcionários do Regime Geral e mais dois menores aprendizes.

O projeto de expansão da empresa prevê crescimento anual de 5%. “Estamos atualmente em busca de mais representações. Hoje trabalhamos com as fornecedoras Rações Comigo, Soma Fértil e Sementes Riza”, finaliza a empresária.

Serviço

AGRO FORTE RAÇÕES COMIGO

Avenida Federal, 420, Setor Comercial, Porangatu (GO)

Instagram: @agrofortenutricao

Contato: (62) 3367-3317

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491

Na Regional Norte | Porangatu: Pedro Gomes / Agência Entremeios Comunicação – (62) 98527-0246

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • agro
  • Agronegócio
  • donos de negócio
  • Empreendedorismo
  • perfil
  • Porangatu