ASN GO
Compartilhe

Palestra destaca mulheres que transformam na Sala do Empreendedor de Bela Vista de Goiás

Sebrae promoveu evento em parceria com o espaço, voltado a atender pequenos empreendedores no município
Por Izabela Carvalho, Bela Vista de Goiás
ASN GO
Compartilhe
Palestra foi promovida pelo Sebrae em parceria com a Sala do Empreendedor (Fotos Edmar Wellington)

A Sala do Empreendedor do município de Bela Vista de Goiás promoveu na noite de quinta-feira (25) a palestra: “Mulheres que Transformam”. A atividade, parceria com a Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, com sede em Aparecida de Goiânia, reuniu o público no Centro de Convivência Social Lilian Ruth.

A analista do Sebrae Cinely Carlotto destacou que a Sala do Empreendedor de Bela Vista é um convênio já que existe desde a gestão passada. “Agora ela ganha uma envergadura, com a nomeação de uma agente de desenvolvimento e um atendente e com a realização de várias ações no município em prol do empreendedorismo”, disse. Ela informou ainda que as pessoas que desejarem consultorias e orientações podem procurar o local. “Elas serão prontamente atendidas por uma equipe treinada pelo Sebrae Goiás”, pontuou.

O gerente da Regional Metropolitana, Marcelo Moura, salientou que a unidade está desenvolvendo um plano de ação para o trimestre junto aos municípios que contam com Sala do Empreendedor. “O objetivo é deixar estabelecidas programações para o período, como cursos, capacitação e palestras, e assim atender os micro e pequenos empreendedores”, detalhou. Já para maio, que é o Mês do MEI, foi preparada uma programação especial que será disponibilizada aos microempreendedores individuais também nas Salas do Empreendedor nos municípios da Regional.

A analista de desenvolvimento da sala, Jessica Ferreira Juiz, ressaltou a importância do espaço

Jessica Ferreira Juiz, agente de desenvolvimento no município de Bela Vista, explicou que o evento foi organizado pela Sala do Empreendedor a fim de reunir a população local para conhecer o trabalho oferecido. “A gente convidou vários empresários e as mulheres para participar. É uma oportunidade de motivá-los para enxergarem suas potencialidades e também é uma oportunidade para interação entre os convidados”, disse.

Além disso, Jessica assinalou o diferencial oferecido pela Sala do Empreendedor. “Às vezes, as pessoas precisam de informações sobre a situação do MEI, com atraso no pagamento, por exemplo. Aí, a sala no município as favorece, pois podem receber todo auxílio de forma gratuita, além de orientar como empreender e alavancar suas empresas”, salientou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Frederico Machado, destacou o quanto a atividade visa contribuir para o desenvolvimento local. “Nós temos que motivar os empreendedores e o município a aprenderem como fazer dinheiro e gerar emprego”, disse.

Frederico Machado, secretário de Desenvolvimento Econômico: crescimento local

Frederico reconhece essa necessidade de geração de empregos no município. “Eventos em parceria com o Sebrae são de suma importância para Belo Vista. Daqui, com certeza, vão sair várias oportunidades, porque ajuda a abrir a mente de várias pessoas que às vezes estão em casa ansiosas e, com isso, podem entender a capacidade de terem suas próprias empresas”, afirmou.

O secretário ressaltou ainda a responsabilidade e atribuição do poder público ao incentivar as pessoas a empreenderem. “Temos que ser motivadores, ensinar essas pessoas a buscarem o caminho certo. É bom para o município, porque assim conseguimos livrar as pessoas de muitos caminhos ruins e, por outro lado, motivar essas pessoas para ganharem dinheiro com o próprio trabalho”, complementou.

A primeira-dama, Saula Aparecida do Carmo, falou da relevância da parceria com o Sebrae

A primeira-dama, Saula Aparecida do Carmo, prestigiou o evento e ressaltou a importância da parceria com o Sebrae para fortalecer o empreendedorismo, além de promover capacitação, inovação e condições de acesso a recursos, não apenas no município, mas nas localidades em que atua.

“As mulheres de Bela Vista de Goiás merecem, porque são mulheres empreendedoras, muito dedicadas, muito determinadas, e, muitas vezes faltavam ferramentas para elas desempenharem um papel melhor na sociedade como empreendedoras. O Sebrae vem trazer isso. Estou muito feliz”, avaliou Saula.

A empresária Ana Paula Pontes da Silva, que atua no ramo de acessórios, elogiou a iniciativa de suporte para os empreendedores. “É muito importante, principalmente para a gente que está há menos tempo no mercado. É uma oportunidade para aprender mais ainda sobre gestão, negócios e empreendedorismo”, ressaltou.

Ana Paula relembrou que o primeiro contato com o Sebrae foi ainda quando era CLT e teve oportunidade de fazer alguns cursos. “Comecei como jovem aprendiz e foi importante, principalmente ao despertar a vontade de empreender e ter o meu próprio negócio”, salientou.

Empresária do ramo de acessórios, Ana Paula Pontes da Silva elogiou a iniciativa

Networking e conhecimento

A consultora do Sebrae e psicóloga Lorena Gomes, em um bate-papo, estimulou o público presente, composto na grande maioria por mulheres, à reflexão sobre o cotidiano da realidade de suas vidas em paralelo à jornada empreendedora.

“Nossa conversa é sobre esse poder da mulher, de a gente se ajudar, de se apoiar, com destaque para a importância dos negócios, sem esquecer das características femininas que nos auxiliam tanto no empreendedorismo”, disse.

Durante a palestra, Lorena abordou a importância do conhecimento sobre a inteligência emocional para os negócios. “Hoje precisamos muito usá-la para sabermos administrar os nossos negócios, os conflitos, os clientes e as equipes internamente”, assinalou a psicóloga.

O encontro foi uma oportunidade de promover a reflexão das presentes sobre como cada uma tem gerido seus negócios, e ainda, para aquelas que querem montar o próprio empreendimento.

A consultora do Sebrae e psicóloga Lorena Gomes abordou a jornada empreendedora das mulheres

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Bela Vista de Goiás
  • empreendedorismo feminino
  • mulheres
  • palestra
  • Regional Metropolitana
  • Sala do Empreendedor