Pirenópolis é reconhecida como ‘patrimônio nacional e cultural’ pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por seu conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico. Às vésperas de completar 300 anos (296 atuais), o município empreende uma campanha pelo reconhecimento como patrimônio da humanidade, por meio da Unesco.
Enriquecida por seu patrimônio histórico e cultural, a cidade, distante 132km de Goiânia e 151km de Brasília, também trabalha para ser reconhecida como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Cercada pela Serra dos Pireneus e seus morros e cachoeiras de extrema beleza natural, Pirenópolis está inserida no Mapa do Turismo Brasileiro, integrante da Região Turística do Ouro e Cristais.
O mapa, de acordo com o Ministério do Turismo, é o instrumento de gestão que orienta a atuação dos governos federal e estadual no desenvolvimento de políticas públicas. Ele define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente a partir de critérios obrigatórios. Além disso, apresenta os municípios, organizados em regiões turísticas, que integram a política nacional de turismo no País.
E é justamente no planejamento, elaboração e execução das políticas públicas que atuam instituições como o Sebrae, que desenvolve no município uma série de ações que visam apoiar, estimular e desenvolver o empreendedorismo local.
Entre as principais ações estão a implantação dos programas Cidade Empreendedora, Educação Empreendedora, Turismo 4.0; a elaboração da Rota dos Pireneus; o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) das joias artesanais em prata; e a inclusão da cidade como Destino Turístico Inteligente (DTI).
Cidade Empreendedora
O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae com o objetivo de direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico dos municípios participantes. Pirenópolis foi uma das oito cidades de Goiás escolhidas pela instituição para integrar o programa, que é sustentado em seis eixos estratégicos: gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais e empreendedorismo na escola. A prefeitura também contratou o Plano Municipal de Turismo, que irá nortear as próximas ações no segmento.
Educação Empreendedora
As ações de políticas públicas do Programa Educação Empreendedora já capacitaram 200 professores e 2.500 alunos da rede pública municipal. Cerca de 2.000 alunos já receberam o caderno de atividades para aprofundar seus conhecimentos em empreendedorismo. O programa desenvolve competências integradas à construção de projetos de vida, colabora para o desenvolvimento integral de estudantes e estimula o seu protagonismo e oferece soluções de aperfeiçoamento e valorização profissional de professores e gestores escolares.
Turismo 4.0
O Programa Turismo 4.0, iniciativa da Goiás Turismo e do Sebrae, objetiva mobilizar e socializar os empresários do setor com o desenvolvimento de líderes e fortalecimento da governança. O turista 4.0 é caracterizado pela sua conectividade constante, uso de dispositivos móveis, acesso à informação em tempo real e busca por experiências personalizadas e autênticas. Nesta ação, o Sebrae atua com atendimento às empresas, consultorias e capacitações gratuitas em marketing digital, adequação de negócios e protocolos de biossegurança e uma estratégia de inteligência de gestão, com mapeamento, estudo e análise para produção de informações e inteligência de mercado.
-
Rota dos Pireneus
A ‘Rota dos Pireneus – Queijos e Vinhos de Goiás’ é uma iniciativa das prefeituras de Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá, que contou com o apoio de empresários, do Sebrae, Senar, Goiás Turismo e Assembleia Legislativa, com objetivo de promover e divulgar a produção local de queijos, vinhos e sucos da região. A rota é resultado de estudo, pesquisa, levantamentos e formatação de um produto turístico qualificado. A meta é trabalhar com os empreendimentos, desde as capacitações ao marketing, para que a rota tenha a visibilidade e seja mais uma opção de turismo de qualidade e referência no estado.
-
Indicação Geográfica (IG)
A Indicação Geográfica (IG) das joias artesanais em prata foi alcançada por conta da junção de características exclusivas das peças produzidas pelos artesãos locais, que lhe conferem qualidade, rastreabilidade, reputação e outros atributos. A IG reúne um grupo seleto de 103 produtos que são reconhecidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sendo apenas dois em Goiás (o segundo é o açafrão de Mara Rosa). Recentemente, as joias artesanais de Pirenópolis participaram de desfiles na Casa Cor Goiânia e da exposição ‘Origens Brasileiras Artesanato – I Evento Internacional de Indicações Geográficas de Artesanato’, ocorrido no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro (RJ).
Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)
Pirenópolis iniciou a implantação do conceito de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), iniciativa do Programa Turismo Futuro Brasil, fruto de parceria entre o Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O município foi um dos 12 destinos selecionados no Brasil para integrar o programa, que irá orientar o poder público local, sociedade civil organizada, empreendedores e outros atores a implantarem estratégias que vão impactar positivamente na qualidade de vida dos moradores e proporcionar novas experiências para os turistas. Para o Sebrae, os DTI têm características essenciais, como saber gerir os recursos de forma eficiente, possibilitar experiências de qualidade aos turistas, além de garantir a acessibilidade.
Sala do Empreendedor
A Sala do Empreendedor de Pirenópolis atua diretamente ligada à prefeitura, sendo responsável por centralizar serviços de abertura, alteração e baixa de empresas, além de congregar informações técnicas e administrativas necessárias para os encaminhamentos relacionados aos empreendimentos, existentes ou novos. Somente no primeiro semestre deste ano, foram realizados 1.600 atendimento no local. Recentemente, a Sala do Empreendedor de Pirenópolis recebeu do Sebrae o ‘troféu prata’ de qualidade de atendimento.
Prefeito Empreendedor
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor contou com a participação de 29 municípios goianos na edição de 2022. O prefeito Nivaldo Melo ficou em 3° lugar na categoria ‘Marketing Territorial e Setores Econômicos’ com o projeto da Festa Literária de Pirenópolis (FLIPIRI), que celebra a diversidade da literatura e das expressões artísticas brasileiras em mais de 80 atividades. A festa ainda conta com encontros literários, saraus, rodas de conversa, shows, espetáculos teatrais gratuitos para a comunidade.
Sebrae na sua empresa
O Sebrae na sua empresa é um programa que oferece consultoria gratuita na própria empresa do cliente. As orientações são realizadas por consultores especialistas nos temas de controles financeiros, vendas e negociação. Com duração de uma hora, o encontro tem o objetivo de identificar as necessidades dos pequenos negócios e apresentar soluções que vão melhorar a gestão do empreendimento. Além de ser gratuito, o atendimento é personalizado e confidencial. Ao todo, 398 empresas de pequeno porte e empreendedores individuais já foram atendidos pela iniciativa.
Brasil Mais
O programa Brasil Mais, parceria do Sebrae com o governo federal, está atendendo 18 empresas de pequeno porte em Pirenópolis. A iniciativa tem como objetivo impulsionar a produtividade por meio de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto – soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios. Em média, segundo dados do Sebrae, empresas que participaram do programa conquistaram um aumento de 43% na sua produtividade e 26% a mais no seu faturamento.
PiriBier
O PiriBier é o maior festival de cervejas artesanais do Centro-Oeste Brasileiro e reúne entretenimento, degustações harmonizadas e cervejas artesanais renomadas. Na edição deste ano, o Sebrae apoiou a participação de 14 pequenas empresas.
Feira das Artes
O Projeto Expositor Empreendedor Feira das Artes, realizado em parceria com o Sebrae, fomentou o espírito empreendedor e associativo dos participantes da feira, que é realizada todos aos sábados e domingos. Nesta ação, 40 artesãos, do total de 105 expositores, foram capacitados e instruídos a valorizar ícones da cultura local, trabalhados em crochê, tear, madeira e prata.
Conexão Embratur/Sebrae
As ações ganham mais reforço com a realização do ‘Workshop Conexão Embratur/Sebrae – Guia para a Competitividade e Promoção Internacional do Turismo’, no próximo dia 02/08 em Pirenópolis. Na ocasião, a comunidade e os empresários irão dialogar sobre a construção de um guia voltado para o crescimento sustentável do turismo internacional, considerando gestão de dados, criação de experiências autênticas, práticas sustentáveis e fortalecimento de marcas.
Parceria estratégica
O prefeito Nivaldo Melo aponta a parceria com o Sebrae como fator decisivo para alcançar o patamar de cidade inovadora, inteligente e sustentável. “A perspectiva é de um futuro melhor, com mais empregos e oportunidades de negócios em nosso município”, planeja. O gerente regional do Sebrae Goiás, Sérgio Monturil, explica que a instituição vem, ao longo dos anos, estabelecendo inúmeras parcerias com o poder público local. Para ele, se todos os elos da cadeia produtiva do turismo se fortalecerem, melhor será para as micro e pequenas empresas, que formam a base da economia local. “Pirenópolis é uma referência quando tratamos do poder das parcerias e das políticas públicas”, conclui.
Informações para a imprensa
Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Agência Entremeios Comunicação: Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn