ASN GO
Compartilhe

Rota dos Pireneus é exemplo para roteiros turísticos de Goiás

Estudo de caso foi apresentado pelo Sebrae na Expo Turismo Goiás destacando todo o trabalho realizado por entes públicos e privados
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
A chef Adriana Carvalho e a gestora de Turismo Priscila Vilarinho apresentaram o case da Rota dos Pireneus (Fotos Silvio Simões)

A Rota dos Pireneus é resultado de estudo, pesquisa, levantamentos e formatação de um produto turístico qualificado que foi lançado no ano passado pelo Sebrae Goiás, Goiás Turismo, Assembleia Legislativa (Comissão de Turismo) e as prefeituras de Pirenópolis, Corumbá de Goiás e Cocalzinho de Goiás, juntamente com empresários. O objetivo é trabalhar com os empreendimentos favorecendo desde as capacitações até marketing, para que a rota tenha a visibilidade e seja mais uma opção de turismo de qualidade e referência no estado. Este é um dos roteiros que podem servir de exemplo para outras regiões, como demonstrado na apresentação do estudo de caso realizada na 3ª Expo Turismo Goiás, no Centro de Convenções de Goiânia.

“Como colocar um novo produto no mercado: o caso da Rota dos Pireneus – Soluções e Desafios”, foi o tema apresentado na arena principal da feira com a participação da gestora estadual de Turismo do Sebrae, Priscila Vilarinho, e da chef e empresária Adriana Carvalho, proprietária da Calliandra Flor Gastronomia e Bistrô Adega, uma das pioneiras em turismo de experiência, desde 2014, em Pirenópolis, cidade turística que fica no Entorno do Distrito Federal, a 128 km da capital goiana.

O grupo da Rota dos Pireneus conta com 12 empresas e uma cadeia de fornecedores locais e tem seu nome em homenagem à Serra dos Pireneus, com 1.200 metros de altitude. A serra fica no Parque Estadual dos Pireneus, criado em 1987 para assegurar a proteção de um dos pontos mais altos do estado.

Priscila falou da importância do trabalho em consonância com um grupo (entre entidades públicas e empresários e produtores rurais) que conseguiu criar uma marca e desenvolver produtos e experiências que fortalecem a região, que já é reconhecida pelo turismo de natureza. “A Rota dos Pireneus desenvolve a cada dia seu potencial agregando valor com a riqueza da gastronomia, produção de queijos finos e vinícolas e movimenta a economia com geração de emprego e renda para uma cadeia de fornecedores, com produção sustentável na região”, explicou.

Essa região, enfatizou Priscila, é muito importante para o turismo em Goiás e tem um potencial ainda maior tanto para o mercado regional – Brasília e entorno – quanto para o mercado nacional. “Essa região vem despontando como a região do terroir do Cerrado, que criamos enquanto formatávamos a qualificação da rota, pela vantagem competitiva para produção de uvas, e temos atualmente 20 tipos plantadas nessa região”, disse.

O enoturismo é uma tendência internacional e que chegou à Rota dos Pireneus como o primeiro (de muitos) produto de experiência no enoturismo no estado. E o Sebrae, reforçou Priscila, apoia os pequenos negócios de toda a cadeia produtiva – agências de viagens, guias, produtores rurais, restaurantes e pousadas – para que esses empreendedores tenham prosperidade e ofereçam serviços e produtos de cada vez mais alta qualidade.

Voltada ao turismo rural e enogastronômico (harmonização de gastronomia e vinhos), Adriana Carvalho contou que, com a empresa, ela consegue oferecer um resgate cultural com tradição, passeios, culinária refinada, que mescla produtos frescos regionais, em uma região com natureza exuberante, sem perder o conforto. “Me inspirei nesse formato de turismo de experiência desde uma missão técnica do Sebrae, e dali em diante é o que procuro desenvolver no meu negócio”, afirmou.

Adriana acredita que o que agrega valor a tudo isso é o fato de dar visibilidade aos municípios da região, aumentar o interesse em infraestrutura e o grupo trabalhar em parcerias com produtores locais. “A Rota dos Pireneus veio como um combustível para todos que não vendem só comida, bebida e passeio. Nós trabalhamos com história, cultura, troca de experiências com pessoas que estão vindo de várias as partes do Brasil e agora do mundo”, ressaltou.

A Folia de Reis de Caturaí foi até o estande do Sebrae e animou os presentes

Cortejo da Folia de Reis

Uma das atrações finais da Expo Turismo foi o cortejo religioso e popular que reproduz a viagem dos três Reis Magos para adorar Jesus na manjedoura – a Folia de Reis (ou Folia dos Santos Reis) de Caturaí, município que fica a 44 km de Goiânia, na Região Metropolitana. Entoando as cantorias tradicionais, foliões, “bastiões” (palhaços), músicos e cantores mostraram aos expositores e visitantes um pouco da força do turismo de Tradição e Eventos em Goiás. O ponto alto foi a chegada do grupo no estande do Sebrae, com a bandeira, a presença do Padre Rodrigo e as bênçãos a todos.

Talks e eventos

O Sebrae levou muita informação e debates durante os dois dias (07 e 08) da Expo Turismo, com talk shows, rodas de conversa e demonstrações de rotas que estão em elaboração no estado. Os temas foram: “Turismo Religioso: Fé, Festas e Tradições como produto turístico competitivo”, “Região Turística: Turismo de Saúde e Bem-Estar na Chapada dos Veadeiros”, “Região Turística – Chapada dos Veadeiros: Turismo de Base Comunitária no Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga”, “Região Turística Ouro e Cristais – Caminho de Cora Coralina: Como o associativismo pode transformar uma região turística”, “Região Turística Águas e Cavernas do Cerrado: Turismo de Aventura – Desafios e conquistas”, “Região Turística Águas e Cavernas do Cerrado – SGS Digital Caverna Angélica”, “Região Turística das Águas Quentes: A importância da governança na implantação da Rota Turística Além das Águas”, “Um cadim de conversa & Um cadim de café” e “Pitaco & PitDog”.

Diversos talk shows, rodas de conversa e apresentações de roteiros ocuparam o estande

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Cocalzinho de Goiás
  • Corumbá de Goiás
  • Expo Turismo
  • Expo Turismo Goiás
  • Goiânia
  • Pireneus
  • Pirenópolis
  • Rota dos Pireneus