ASN GO Atualização
Compartilhe

Sebrae e Sicredi realizam seminário do Empretec para empreendedoras em Cristalina

Iniciativa teve o objetivo de oferecer oportunidades para 16 empresárias por meio do programa
Por Viviane Sena, de Cristalina
ASN GO Atualização
Compartilhe
Objetivo foi desenvolver características empreendedoras e identificar oportunidades de negócios (Fotos Eliezer Bispo)

Uma parceria entre o Sebrae e a Cooperativa Sicredi Planalto Central, através do seu Comitê Mulher, possibilitou a imersão de um grupo de 16 mulheres entre os dias 25 e 31 de maio em um Seminário Empretec, que é um programa intensivo, realizado com o objetivo de desenvolver características empreendedoras e identificar novas oportunidades de negócio.

De acordo com o analista do Sebrae Woloson Felipe, o objetivo do encontro foi estimular o empreendedorismo feminino, para incentivar as mulheres a serem protagonistas na atividade empresarial. “Essa é a primeira ação de uma jornada que estamos propondo para um grupo, porque a gente acredita muito na transformação do comportamento dessas mulheres enquanto empreendedoras e isso é trabalhado no Empretec”, afirmou Felipe.

O analista informou ainda que a partir de agora haverá outras ações mais pontuais, voltadas para a temática de gestão empresarial, como planejamento, finanças, empreendedorismo, marketing digital e gestão de pessoas.

Woloson Felipe, analista do Sebrae Goiás, disse que a intenção foi estimular mulheres a serem protagonistas

Formação e encontros

Amanda Wolschick, coordenadora do Comitê Mulher da Sicredi Planalto Central, falou que o objetivo do Comitê Mulher é apoiar e alavancar os negócios das associadas empreendedoras. “Esse apoio, é importante frisar, é desenvolvido através de educação e formação com as membras do comitê participando de um ciclo totalmente gratuito. E para este ciclo o grande parceiro é o Sebrae, que entra no ciclo de 12 meses com uma série de formações e encontros com essas mulheres, sendo um desses o Empretec, que é uma das melhores soluções das quais o Sebrae dispõe”, afirmou Amanda.

As participantes deste Empretec, segundo a coordenadora, tiveram como meta olhar as características do comportamento empreendedor e potencializar as características e as habilidades empreendedoras de cada uma. “Então, é uma imersão de seis dias, ensinando que se o negócio desenvolve, gera novos empregos, oportunidades e um impacto na comunidade, nas pessoas que estão em volta, causando um resultado altamente positivo”, disse ainda.

Francisco Junior, instrutor que participou do evento, elogiou a metodologia Empretec

Experiência de quem sabe

Para a realização do Empretec, o Sebrae trouxe para a agência agro do Sicredi de Cristalina, local onde foi realizado o seminário, experimentados profissionais, como Francisco Júnior, que é produtor rural em Campo Grande-MS.

Francisco é instrutor do Empretec há 32 anos e disse ser uma honra vir a Cristalina trazer algo que há mais de três décadas mudou sua vida. “Hoje sou produtor rural e vi que mudança de atitude, mudança de comportamento, de sair de uma zona de conforto, enfrentar desafios, estabelecer metas e ser mais planejado transformou nossa vida não só na cidade, mas também no campo”, afirmou.

Para o instrutor, a metodologia do Empretec é incontestavelmente transformadora. “Por isso que quando o Sebrae me convida para instruir uma turma como essa de Cristalina, em especial, abro mão de todos os outros compromissos. Faço isso em função de saber que transformar vidas pode mudar o município e o Brasil, como um todo, com o empreendedorismo sendo o grande destaque destas vidas”, ressaltou.

Satisfação

Júlia Viriato, empreendedora que participou do Empretec, saiu do evento com a certeza de que o seminário foi uma oportunidade desafiadora. “Foi um encontro com o nosso eu, com toda a necessidade que a gente tem de identificar quais são os nossos erros, as nossas responsabilidades diante dos nossos resultados. Estou satisfeita e extremamente grata por ter sido escolhida para fazer parte dessas mulheres que estiveram aqui, se dispondo a viver o novo”, destacou. Júlia ainda acrescentou que o objetivo foi alcançado. “Agora é o começo de um grande trabalho, de muita mudança, de muitos desafios que virão, pois junto com o conhecimento vem a responsabilidade de colocá-lo em prática”.

Dinâmica

Durante o Empretec, foi realizada uma dinâmica com a criação de empresas que duraram os seis dias do seminário. Uma delas, formada por Jacinta Mezzomo, Rosiane Souza, Daniela Maêda e Fernanda Elisa, que não pôde participar no último dia, ganhou a ‘competição’.

De acordo com Rosiane, “o seminário seria, e foi, um abridor de portas para oferecer uma virada de chave. E realmente depois do aprendizado desta semana, descobri muitos erros que cometia no dia a dia, vou poder aplicar lá fora e melhorar bastante”.

Já para Daniela, “foi um seminário de multi conhecimentos não somente de como você vai administrar a empresa, mas, sim, um encontro comportamental, mostrando através de dinâmicas como é a nossa realidade, como a gente agiu aqui dentro e como estamos agindo nas nossas empresas. E eu aprendi que tenho algumas coisas para mudar em mim mesmo para mudar a minha empresa”.

Jacinta avaliou o seminário como “muito bom, porque sempre há um tempo para aprender. Aqui a gente aprendeu a ver os erros que estamos praticando lá fora, na empresa, na administração, no comando, com funcionários e, agora, vamos para a mudança. Foi muito bom, repito”.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Cristalina
  • empreendedorismo feminino
  • Empretec
  • mulher empreendedora
  • Regional Entorno do DF/Nordeste