ASN GO Atualização
Compartilhe

Sebrae Goiás impulsiona artesanato local no Festival Italiano de Nova Veneza

Artesãos do município tiveram oportunidade de expor e vender os produtos em um estande em local estratégico, logo depois da entrada oficial do festival
Por Adrianne Vitoreli, de Nova Veneza
ASN GO Atualização
Compartilhe
Estande do Sebrae no Festival Italiano de Nova Veneza trouxe 24 artesãos da cidade (Fotos Silvio Simões e Divulgação)

Durante quatro dias, entre quinta-feira (5) e domingo (8), a cidade de Nova Veneza, a capital italiana de Goiás, recebeu a 19ª edição do Festival Italiano, evento que já se consolidou no calendário cultural do estado. Neste ano, um dos destaques foi o espaço dedicado ao artesanato. Um estande especialmente montado em local estratégico pela Regional Metropolitana do Sebrae abrigou 24 artesãos da cidade, que tiveram a oportunidade de expor e comercializar seus produtos em um dos eventos mais esperados em Goiás.

A iniciativa foi celebrada pelos beneficiados, como a artesã Divina Campos da Silveira, que participa do festival desde a primeira edição. “Estou aproveitando muito essa oportunidade. Amei participar dos cursos porque gosto demais de aprender, de estudar e receber um certificado. Sou cliente assídua da Sala do Empreendedor e faço cursos pela Internet”, relata Divina.

A artesã Divina Campos da Silveira, que sempre que precisa está na Sala do Empreendedor, ficou animada com a participação

Para ela, essa edição teve um sabor especial. “Depois dos cursos, aprendi a valorizar o nosso trabalho e colocar um preço mais justo. De sexta para hoje melhorou muito só que eu quero vender tudo”, garante Divina. Entre os produtos que mais fazem sucesso no estande da artesã estão os panos de prato com a inscrição “Festival Italiano de Nova Veneza”, as bonecas, as canetas com enfeites de bonecas vestidas de italianas.

Para Vinicius Martins, analista da Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, a iniciativa fortalece a economia criativa da cidade. “Mais uma vez, o Sebrae participa ativamente do evento, dessa vez ao promover as capacitações e ao oferecer os estandes para os artesãos. O festival resgata a essência cultural de Nova Veneza, fundada por imigrantes italianos e, hoje, reconhecida por suas tradições e nada melhor do que incluir artesãos que produzem artesanatos em madeira, cerâmica, máscaras tradicionais de festas italianas, entre outros”, explica o analista.

Vinícius também ressaltou a relação de longa data com o município. “O Sebrae já tem uma relação de alguns anos com o poder público e com o município, além de, principalmente, com os empreendedores locais, tendo o marco dessa aproximação no ano passado, com a inauguração da Sala do Empreendedor, que aconteceu em fevereiro e que, de lá para cá, estamos trabalhando ativamente com capacitações e atendimento ao empreendedor local”, completou.

O vereador Marco Túlio Amaral Borges da Silva esteve no local e celebrou a parceria do Sebrae com o município

O impacto positivo da ação também foi reforçado pelo vereador Marco Túlio Amaral Borges da Silva, que celebrou a parceria entre Sebrae e município. “O Sebrae é um grande parceiro de Nova Veneza e apoia o empreendedorismo local. O município possui Sala do Empreendedor que oportuniza atendimento e capacitação para os empresários. No festival desse ano, disponibilizou os estandes para os artesãos que podem ter uma fonte de renda”, destacou o vereador. Ele ainda enfatizou a visibilidade proporcionada. “Eles são artesãos, empreendedores de pequeno porte, e os estandes estão localizados na entrada principal, de forma estratégica para que alcancem bons resultados.”

Da esq para direita: Fernando Pereira, presidente do Fórum Regional de Turismo Região de Negócios e Tradições, Marcelo Moura, gerente da Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, vereador Marco Túlio Amaral Borges da Silva e o analista da Regional Metropolitana do Sebrae e gestor do evento, Vinícius Martins

Sobre Nova Veneza e o Festival Italiano – O Festival Italiano de Nova Veneza é um patrimônio cultural que reúne gastronomia típica, apresentações musicais e danças folclóricas. Com o tema “Tradizione è la Nostra Storia”, a edição 2025 celebra as raízes da imigração italiana que moldaram a cidade. Localizada a apenas 29 km de Goiânia, Nova Veneza possui 10 mil habitantes e a maior concentração de descendentes italianos da região Centro-Oeste, com 60% da população formada por descendentes diretos.

Desde a criação, a festa tem se destacado no Circuito Gastronômico de Goiás e, neste ano, estima receber 180 mil visitantes, um crescimento significativo em relação aos 130 mil do ano passado. Cerca de 3,5 mil moradores participam diretamente do festival, que movimenta a economia e o turismo na cidade. A programação contou com shows culturais e musicais, danças típicas, artesanato, bebidas, o famoso baile de máscaras e, claro, o carro-chefe do evento: a gastronomia italiana, com pratos tradicionais que encantam os visitantes.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • artesanato
  • Nova Veneza
  • Regional Metropolitana