ASN GO Atualização
Compartilhe

Sebrae Goiás reúne produtores da Rota dos Pireneus e consumidores em noite de degustação de queijos e vinhos

Ação reuniu empreendedores que puderam apresentar seus produtos aos consumidores de forma direcionada e diferenciada.
Por Izabela Carvalho, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

Em uma noite especial, os empresários participantes da Rota dos Pireneus ofereceram degustação de seus queijos, vinhos e apresentaram experiências de roteiros dentro do circuito que contempla as cidades de Pirenópolis, Corumbá e Cocalzinho de Goiás, na Vinoteca, no setor Marista, em Goiânia. O evento, na terça-feira (3), foi uma ação estratégica do Sebrae Goiás para fortalecer o turismo regional, com foco em enoturismo e gastronomia, em parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers do Estado de Goiás (ABS Goiás).

Priscila Vilarinho ressaltou a possibilidade de os produtores mostrarem seus vinhos e queijos

Coordenadora de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho disse que o foco do evento é apresentar a Rota dos Pireneus em mercados, locais em que se encontra o público-alvo para as atrações oferecidas. “Os empreendedores mostraram a qualidade dos seus vinhos, as premiações que já foram conseguidas por eles, para pessoas que tiveram interesse de vir apreciar, participar dessa degustação”, destacou. Juliana Carvalho, consultora de enoturismo do Sebrae, conduziu a degustação com a apresentação de produtos, de forma a harmonizar os queijos e os vinhos da Rota dos Pireneus.

Letticiae Bittencourt destacou a chance que as pessoas têm de conhecerem a Rota dos Pireneus

A anfitriã, Letticiae Bittencourt, que também é sommelier e presidente da ABS Goiás, salientou que reunir um público seleto em sua casa, com o pessoal da Rota dos Pireneus, é uma oportunidade de, para quem está em Goiânia, conhecer melhor os produtos da Rota. “As pessoas conhecem Pirenópolis, mas muitas vezes não sabem que tem a Rota dos Pireneus, que tem queijos, vinhos e charcutaria. São muitos produtos bons, artesanais e diferentes, com identidade própria. Essa é uma oportunidade de uma vez só poder conhecer vários produtos novos, vários produtores, e passar a consumir esses produtos, prestigiar esses produtores de Goiás”, arrematou.

Além dos diferentes tipos de queijos e vinhos desenvolvidos pelos empresários da Rota dos Pireneus, que fizeram sucesso junto aos convidados, a geleia de abacaxi com pimenta, apresentada pelo produtor Walysson Ribeiro, da Queijos Pireneus, e a gastronomia italiana da charcutaria da Bottega, de Pedro Sicari, também agradaram o paladar.

Juliana Moraes destacou a força que a Rota tem conquistado

Oportunidade para o produtor

Juliana Moraes, diretora da Rota dos Pireneus e proprietária da Queijaria Coqueiral, a primeira com selo arte do estado de Goiás, ressaltou a importância do momento para os integrantes da Rota. “A gente está mostrando nossos produtos. São vinhos e queijos do Cerrado, que estão entrando com tudo no mercado. A gente está ganhando muita força”, arrematou.

A sommelier e chef Silvinha Água ressaltou a importância da oportunidade de conhecer a produção dos Pireneus de Goiás. “Trabalho muito com vinhos do Velho Mundo. E agora eu estou dando prioridade para vinhos da nossa região. Como eu trabalho muito com frutos do mar, estou querendo fazer uma coisa ousada, harmonizar os frutos do mar com os nossos vinhos regionais. Por isso, eu estou aqui hoje”, disse.

Sérgio Resende ressaltou que o evento é uma oportunidade de estar mais perto do público

Para o empresário Sérgio Resende, do vinhedo Girassol, em Cocalzinho de Goiás, a ideia é mostrar exatamente a qualidade desses produtos. “Esse evento é uma forma de fazer com que o vinho e esses queijos cheguem também a restaurantes, ao público consumidor. Estamos apresentando o nosso vinho dentro desse novo marco junto com os vinhateiros, queijeiros da Rota dos Pireneus, em Goiânia”, disse.

Sérgio assinalou que o “evento ocorre dentro de um momento muito interessante, que é um novo cenário dos vinhos, queijos, produtos que estão conquistando o Brasil e o exterior também, por que não?”, sugeriu.

Sérgio explicou que o terroir Pireneus em Goiás tem 1.100 metros de altitude. “Somos o terceiro vinhedo plantado em Goiás e a terceira garrafa, consequentemente, que entrou no mercado em Goiás, Brasil e outros locais”, assinalou.

Por fim, o empresário ressaltou que a produção do vinhedo Girassol já pode ser encontrada em vários locais do Brasil, como o restaurante Alex Atala e o Hotel Rosewood, que tem Felipe Bronze como chefe do Restaurante Taraz.

Maiara Jacinto disse que o encontro possibilita que as pessoas comparem os tipos de vinhos

A empresária Maiara Jacinto, da vinícola Vila Serra de Cocalzinho, também afirmou que o evento é uma oportunidade para mostrar o vinho que estão produzindo em primeira mão. “Ele ainda não está disponível para venda, foi recém-engarrafado, ainda vai evoluir um tempo em garrafa. É muito bom apresentar isso ao nosso consumidor. É um público mais direcionado”, destacou.

Maiara explicou que é uma oportunidade para as pessoas fazerem a comparação da sua produção, que é de um vinho jovem e frutado, com outros já amadurecidos na garrafa. “Uma experiência incrível para os participantes”, destacou.

Para a empresária de produtos agrícolas e sommelier Diana Sari Costa, “a experiência do contato direto com os produtores da Rota dos Pireneus é fantástica. Conhecer os produtos feitos na região deixa a gente orgulhosa”, arrematou.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Cocalzinho de Goiás
  • Corumbá
  • Pirenópolis
  • Rota dos Pireneus