O Sebrae Goiás conta com diversas soluções de inovação e gestão para os pequenos negócios rurais. Na manhã desta quinta-feira (11), no estande da instituição parceria com o Sistema Faeg/Senar, na Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, houve a apresentação do “Núcleo do Agro”, ação que pertence à Unidade de Atendimento e Desenvolvimento Regional do Sebrae.
Dentro da unidade existem vários núcleos, e um deles é justamente o do agronegócio, cujo objetivo é atender os pequenos negócios rurais, ou seja, as pequenas agroindústrias ou os pequenos e médios produtores, com faturamento de até R$ 4,8 milhões brutos ao ano.
Segundo o analista de agronegócio do Sebrae Goiás Vitor Hugo Duarte, o objetivo do núcleo é levar para esse público, que hoje compreende cerca de 150 mil pequenos negócios rurais, todas as tecnologias e serviços que o Sebrae possui para desenvolver essas empresas ou os empresários da área.
Presente no estande para falar da iniciativa, o analista lembrou que atualmente existem mais de cem consultorias que o núcleo disponibiliza especificamente ao agronegócio, além de vários convênios da entidade junto o Senar Goiás, Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e Sescoop/GO, por exemplo, e demais projetos exclusivos que atuam diretamente com os produtores rurais.
Para ajudar o público específico do Núcleo Agro, há consultorias nas áreas de gestão, empreendedorismo, licenciamento, embalagem, rotulagem e legislação, dentre várias outras que foram citadas pelo especialista. “Portanto, são das mais diversas áreas do agronegócio”, frisou.
Agente Local de Inovação Rural
Ao falar de uma iniciativa em destaque, Vitor explicou sobre o trabalho específico do Agente Local de Inovação (ALI) na área rural. No caso, o agente forma um grupo de produtores ou agroindústrias e fica responsável de assisti-lo ao longo de alguns meses. “Então, ele dará assistência para esse grupo durante um período, a fim de entender melhor o negócio e ver quais são os desafios, gargalos e potencialidades”, disse. Depois de analisar esses aspectos, o agente propõe certas ferramentas de gestão e empreendedorismo, com foco no desenvolvimento do negócio rural.
Para mais informações a respeito dos cursos, o produtor rural pode procurar as agências do Sebrae ou buscar o site e redes sociais da entidade. “Há toda uma gama de produtos do Sebraetec e de consultorias disponíveis, a fim de ajudar no desenvolvimento dos produtores. Existem as nossas unidades e o número 0800 570 0800”, afirmou. Dependendo da consultoria e do perfil do produtor, ele consegue ter até 70% de subsídio, segundo o analista.
Mais Sebrae no agro
Dentro do Núcleo do Agronegócio, ainda há o programa “Sebrae em Campo”, voltado para trabalhar especificamente com produtores de leite de corte e na área de hortifrúti. “Nesta iniciativa, desenvolvemos as propriedades, pois há um diagnóstico para entendê-las e assim, trazer algum tipo de crescimento.”
E também há o Polo Sebrae Agro, projeto nacional incluído no Núcleo de Agronegócio que atua diretamente com o profissional trabalhador de hortifrúti, entre outros setores, e desenvolve ferramentas de pesquisa. “Inclusive, se encontra em processo de desenvolvimento um aplicativo de gestão para ser disponibilizado de forma gratuita ao produtor assistido pelo Sebrae na atividade”, informa o analista.
SERVIÇO
Estande do Sebrae Goiás e Senar GO na Tecnoshow Comigo
Até 12/04
Das 08h30 às 17h
Centro Tecnológico Comigo
Anel Viário Paulo Campos, Km 07
Zona Rural, Rio Verde, GO
Tel: (64) 3611-1684
Entrada gratuita
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Na Regional Sudoeste | Rio Verde: Valério Delfino / Agência Entremeios Comunicação – (64) 99211-9284
No Polo Sebrae Agro: Agência Entremeios Comunicação / Leydiane Alves – (62) 9540-6111
Acesse aqui o Sebrae em Campo.
Acesse aqui o Polo Sebrae Agro.
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn