Nos dias 22 e 23 de fevereiro, Agentes Locais de Inovação (ALIs) com foco no meio rural de todo o estado se reuniram para um alinhamento técnico, realizado na sede do Sebrae Goiás, em Goiânia. Com o tema “plantando conhecimento em terra fértil”, o encontro teve como objetivo a aproximação da equipe e a melhora dos resultados entregues pelos ALIs aos produtores rurais de Goiás.
O ALI Rural é uma ação do Programa Brasil Mais, cujo foco é promover a produtividade, competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios no mercado. O produtor rural recebe o acompanhamento presencial do ALI, que mapeia os problemas, faz indicação das soluções e cria um plano de ação para melhoria.
Reunindo os ALIs Rurais, os representantes das regionais do Sebrae que atuam com os Agentes, a consultora sênior e a orientadora acadêmica do programa, o evento foi pensado de modo a fortalecer os conhecimentos dos Agentes e, consequentemente, ampliar a participação e a oferta de serviços do Sebrae junto aos produtores rurais. “Esse alinhamento técnico surgiu da necessidade de discutir exemplos práticos, de mostrar as pessoas às quais os Agentes Locais de Inovação podem ter acesso e apresentar as soluções do Sebrae para que esse conhecimento seja levado para o campo”, afirmou a gestora estadual do Programa Brasil Mais, Nayara Pereira.
Para o Diretor Técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa, o encontro reforça o compromisso com a qualidade que se busca entregar para os empresários rurais. “O agronegócio apresenta um papel importante na nossa economia, seja no estado ou no país como um todo, e a participação dos Agentes Locais de Inovação é um meio de fortalecimento dos produtores. O Sebrae Goiás, inclusive, foi escolhido para sediar o Polo Agro e ser o Polo de referência em agronegócio no país, então a atuação de vocês tem total relevância na nossa cadeia produtiva. A vertente que nós temos tomado frente ao agro é a de qualidade e esse alinhamento é fundamental para seguirmos nesse caminho”, reforçou o diretor em conversa com os participantes.
Para além do Diretor Técnico, os Agentes receberam informações e compartilharam conhecimentos com o analista do Sebrae e responsável pelo ALI Rural a nível nacional, Victor Rodrigues, com a analista do Senai, Thaís Santos, e com o consultor do Sebrae, Arnaldo Lima. Cada um apresentou dados que complementam a atuação dos ALIs, como os números e impactos desses atendimentos realizados por todo o país, a regularização da agroindústria, agricultura familiar, programas de seguro agrícola, agricultura orgânica e sustentável e marketing para o agro.
Os participantes foram aproximados, também, das tratativas do Polo Sebrae Agro. O coordenador do Polo, Douglas Paranahyba, compartilhou com os ALIs as ações e estratégias desenvolvidas para fortalecer o trabalho de todo o Sistema Sebrae frente ao agronegócio. “O Polo surgiu para absorver e levar para o Brasil conhecimentos do Sebrae a respeito do agro. Nós concentramos essas informações em um só lugar para que todo o país saiba onde buscar”, explicou o coordenador.
De modo a complementar toda a discussão teórica, os Agentes Locais de Inovação envolvidos na programação realizaram estudos de caso e desenvolveram Planos de Ação para definir metas, indicadores e ações condizentes com a necessidade e realidade de cada produtor. “O alinhamento foi muito voltado para a aplicação prática, com exemplos e ferramentas que esses profissionais aplicam em campo. Nós buscamos, nesses dois dias, fornecer um embasamento maior sobre a metodologia do Programa ALI Rural”, finalizou a gestora estadual, Nayara Pereira.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn