O consultor e instrutor do Sebrae, Alexander Barra, proferiu na noite de sexta-feira (21) a palestra “Transformado seus Talentos em Oportunidade de Negócios”. A iniciativa foi realizada em parceria com a Igreja de Cristo Mistério Nova Terra, dentro do projeto de empreendedorismo desenvolvido pela instituição religiosa em fomento à cultura empreendedora, com a Sala do Empreendedor de Pires do Rio.
Alexandre definiu o que é talento e assinalou que as pessoas precisam definir qual direcionamento as pessoas querem para sua vida profissional, seja CLT, funcionário público ou empreendedor. Diante do exposto, orientou os participantes para pontos que precisam ser compreendidos quando a decisão é pelo empreendedorismo.
“O Sebrae tem algumas ferramentas de planejamento. O Canvas, uma metodologia suíça de planejamento, criada em 2004 a partir de uma tese de doutorado. Outra, é voltada à importância do plano de negócios”, informou.
No decorrer da palestra, Alexandre orientou a forma de utilização do Chat GPT, para elaboração do Canvas. Além de tratar da importância do relacionamento com os clientes. “Observar característica de mercado, fornecedor e concorrente é fundamental para se conduzir um negócio”, assinalou o palestrante.
De forma detalhada, Alexandre apresentou pontos que, necessariamente, precisam ser considerados na elaboração do plano de negócios, com produto, valor, canais de aquisição e funil de vendas. É necessário ter análise de viabilidade do negócio, com faturamento planejado, margem de lucro, rentabilidade e ponto de equilíbrio.
Em seguida, explicou como o empreendedor deve atrair o cliente e como fazer a conversão, para que a compra seja efetivada. “O valor médio da venda. E, se está ou não satisfazendo as expectativas do negócio, além do desenvolvimento de estratégias para isso”, prosseguiu.
Além disso, Alexandre ressaltou o que um empreendedor não deve fazer. “Uma postura a ser considerada é não misturar finanças pessoais e empresariais. Isso possibilita um controle importante dentro da empresa”, afirmou.
E, ainda, continuou o alerta para que o empreendedor não deixe de ter controle de custos, reserva financeira, fluxo de caixa, avaliação do resultado operacional e público-alvo.
Alexandre ressaltou que o empresário não deve subestimar a importância da equipe, ignorar a concorrência e falta de liderança, não investir em marketing e depender de poucos clientes, além de inovação e investimento em novas tecnologias, foco. Por fim, a tomada de decisão deve ser baseada em fatos e dados.
O consultor ainda apresentou dois cases em que as empresas estão com dificuldades financeiras, e a importância de assessoramento para identificar como causa dos problemas, por exemplo, erro na formação de preços, que é o caso de uma indústria de calças jeans e falta de estoque, em uma distribuidora.
Por fim, apresentou o case de sucesso de dois pipoqueiros, que souberam como fazer para obter sucesso, com um produto tão simples. Mas, com o diferencial da qualidade do produto oferecido, como: material usado, atendimento e higiene. E, assim, agregar valor e conseguir conquistar espaço no mercado.
Anfitrião da palestra, o bispo Wanderley Soares da Silva, ressaltou a importância de que aquele que quer empreender com sucesso esteja atento para a autoestima elevada, manter-se consciente dos desafios de empreender e manter-se firme no propósito de que o trabalho que realiza é voltado para o bem, para atender às necessidades de outras pessoas.
A empreendedora, Geane Nascimento Rosa, proprietária de um mercadinho e formanda em psicologia, teve a iniciativa de promover palestras e cursos na igreja, ao ser estimulada por Wanderley. “Ele viu em mim potencial. Começamos com palestras. Em seguida, fizemos parceria com o Sebrae”, explica.
Geane assinalou que Claudio Augusto Gonçalves de Oliveira Mota, agente de Desenvolvimento do município, da Sala do Empreendedor do Sebrae, tem contribuído para a realização das palestras. “O apoio dele tem sido fundamental para fazer a ponte e trazer as palestras para o Ministério Empreendedores do Reino”, ressaltou.
“O objetivo era incentivar o empreendedorismo ao identificar a necessidade de empreendedores da região. “Já tivemos palestras em que reunimos 40 pessoas. E, aqueles que fazem o que aprendem, já estão com resultados positivos”, comemora.
Exemplo de resultados positivos é da consultora de vendas, Vânia dos Santos Rosa. Ela conduz uma equipe de vendas de produtos de beleza e chegou a ter 120 mulheres sob sua coordenação. Em um certo momento, percebeu que os negócios começaram a decair e a equipe ficou reduzida a 80 funcionários. “A equipe começou a ficar abalada em um período entre 2023 e 2024”, explicou.
“Foi quando as palestras começaram aqui. Eu percebi que tudo estava nas minhas mãos e que precisava mudar minha estratégia. Consegui recolocar as meninas. Minhas vendas aumentaram. Precisei ensinar o que aprendi. Foi um empurrão para os resultados”, comemorou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Sul | Caldas Novas: Agência Entremeios Comunicação / Tauana Schetini – (62) 99269-3604
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn